Como Evitar o Abandono do Carrinho de Compras no E-Commerce?

O E-Commerce, ou comércio eletrónico, veio revolucionar a forma como as transações comerciais são feitas entre as empresas e os consumidores.

As lojas online tornaram-se uma tendência no setor do retalho. Existem cada vez mais retalhistas a optar pela implementação de uma loja virtual devido aos benefícios associados, como já foi mencionado no artigo “Benefícios de uma Loja Online”.

Apesar desta evolução no mundo digital, ainda existem certos processos que desencorajam o cliente a efetuar compras e consequentemente a abandonar o carrinho de compras.

Mas que processos são estes? Confira os mais conhecidos até à data, que dificultam o processo de compra e a respetiva solução.

Custo de transportes aumentou consideravelmente o valor da compra

Uma situação que ocorre com bastante frequência no processo de compra online é a loja apresentar custos de transportes muito altos, resultando num valor final superior àquele que o cliente esperava pagar. Em certas situações o preço de transportes até é superior ao do próprio produto.

Nestes casos, é natural que o cliente abandone de imediato o carrinho de compras, procurando alternativas mais baratas, quer seja noutra loja online ou num estabelecimento físico.

Para contornar este problema existem soluções simples que poderão ser aplicadas para melhorar o processo, nomeadamente:

  • Oferecer transportes gratuitos a uma encomenda ou a compras acima de um determinado valor;
  • Procurar empresas transportadoras que ofereçam preços mais baixos;

Estas medidas poderão não reduzir por completo o abandono do carrinho de compras, mas se os transportes forem uma das principais causas, ver-se-á uma melhoria significativa.

O cliente não encontrou a opção de pagamento desejada

Um cliente deseja realizar uma compra de alto valor, no entanto no momento em que vai fazer o pagamento apercebe-se que o seu cartão de pagamento não está incluído nas opções.

Esta é capaz de ser uma das situações mais frustrantes que um cliente enfrenta nas compras online, pois está pronto a realizar a compra, mas é impedido pela falta da opção desejada.

Para evitar esta situação, a empresa deverá disponibilizar todos os métodos de pagamentos disponíveis, que sejam de confiança. Inclusive recomenda-se a disponibilização de pagamento em prestações, no caso dos produtos/serviços com valores mais elevados.

Impossibilidade de guardar a compra

Situações como uma queda de energia, falha na internet, entre outras, poderão interromper a compra de forma involuntária.

Caso sejam produtos de pouca relevância o cliente poderá desistir do processo de compra, pois não têm disposição para o repetir de novo.

Se a loja online tiver a opção de guardar os produtos de forma automática na conta pessoal do cliente, quando ocorrerem este tipo de situações será possível retomar a compra a partir do momento em que esta foi interrompida.

O registo no site é muito extenso

Se o tempo para efetuar o registo na loja online for superior ao tempo gasto a realizar uma compra a empresa sujeita-se a perder clientes.

Muitos consumidores reclamam do excesso de informação que têm que preencher no registo pré-compra.

Caso a prioridade da compra não seja elevada, esta situação poderá ser mais um motivo para o abandono do carrinho de compras.

Uma forma de resolver este problema é proporcionar o registo pré-compra com o login das redes sociais (Facebook, Google+, etc.).

Esta estratégica facilita bastante o processo de registo e, sendo feito através das redes sociais, as empresas conseguem recolher dados como o sexo, idade, zona de residência, entre outras informações importantes do cliente.

O valor da encomenda não é suficiente para os transportes gratuitos

Oferecer transportes gratuitos com um valor mínimo estipulado pela empresa pode ser uma boa estratégia, mas não para todos os casos.

Esta situação vai depender do tipo de comércio em que a empresa atua.

No caso das lojas que vendam produtos de valor reduzido, o cliente poderá ficar desmotivado a fazer uma compra, uma vez que para conseguir o transporte grátis tem que fazer uma encomenda de valor alto.

Este problema poderá ser contornado analisando o tipo de negócio em questão e o público-alvo, para definir um valor realista que seja proporcional ao segmento.

Desta forma, a empresa consegue determinar um valor mínimo que seja justo para o cliente e que não prejudique a sua receita.

 

O abandono do carrinho de compras é mais frequente do que se pensa. Existem diversos momentos que contribuem para esta problemática e costumam variar de empresa para empresa.

A realidade é que, a partir do momento que a empresa se depara com um número elevado de abandono dos carrinhos, deve analisar e identificar a etapa que está a comprometer as vendas da loja.

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Ana Mateus

Departamento de Marketing

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