O E-Commerce, ou Comércio Eletrónico, traz grandes benefícios tanto para os clientes como para os fornecedores. Montar, manter, gerir e cuidar de um negócio virtual poderá se revelar numa vantagem competitiva muito importante no mercado do comércio e retalho, seja ele regional ou globalizado.
No que toca aos consumidores finais, uma loja online possibilita a realização de compras de uma forma mais eficiente em relação à loja física, ou seja, existe uma grande facilidade na procura por um produto, pelo facto de existir informações à disposição na internet, assim como na concretização da compra, pois poderá ser efetuada a partir de qualquer parte do mundo.
A partir do momento que existe uma loja online, o consumidor tem acesso a um conjunto de informações que se encontram em constante atualização, possibilitando o acesso a informações sobre a empresa, produtos disponíveis com as respetivas características, preços dos produtos, tipo de assistência técnica, entre outros serviços disponibilizados pela empresa.
No ponto de vista do empresário, existem vantagens que poderão vir a beneficiar o seu negócio tanto a curto prazo como a longo prazo, nomeadamente:
- Canal dinâmico, versátil e personalizado: Existe a possibilidade de criar montras virtuais diferenciadas e personalizadas, assim como inserir componentes das novas tendências que se encontram em destaque pelas redes sociais em geral.
- Empresa de referência: A loja online facilita a venda de produtos específicos a um nicho de mercado. Deste modo, permite à empresa ser vista como uma referência para os consumidores, pois encontra-se sempre disponível para responder à procura.
- Disponibilidade: Numa loja física os consumidores encontram-se limitados ao horário laboral, ao tempo de deslocação, entre outros fatores que poderão vir a impedir a realização de uma compra. No entanto, na loja virtual estas limitações já não ocorrem porque encontra-se disponível 24h por dia, o que permite ao cliente escolher a hora mais conveniente para efetuar uma compra.
- Stock Funcional: Numa loja virtual o cliente consulta as informações do produto através da experiência digital, mesmo que este não se encontre em stock. Numa loja física, quando o produto não se encontra disponível o cliente não tem acesso a essas informações, levando-o a procurar uma alternativa na concorrência.
- Redução Custo Operacional: Ao comparar a faturação do estabelecimento físico com a da loja online é possível verificar que as despesas da loja online são muito mais reduzidas. Esta situação permite à empresa gerar um lucro maior nas vendas efetuadas, reduzir custos fixos, ou até mesmo tornar os preços mais competitivos.
Para os gestores a principal dificuldade apontada na opção por uma loja online prende-se com os tempos necessários para gerir a informação proveniente de um site de e-commerce, tendo em conta que numa fase inicial não pode investir em recursos humanos adicionais para esta tarefa. No entanto, já é possível que o software de gestão se encontre ligado diretamente à loja online, o que permite automatizar todos os processos inerentes aos movimentos na loja.
Como vantagens de um E-Commerce integrado com o software de gestão podemos enunciar:
- Autonomia total;
- Aberto 24 horas por dia;
- Canal de comunicação;
- Gestão de conteúdos;
- Design personalizável;
- Comércio eletrónico completo;
- Diversos meios de pagamento;
- Etc.
Para mais informações sobre a solução Artsoft E-Commerce contacte-nos!
Ana Mateus | Departamento de Marketing