A Estabilidade dos Negócios no Mundo Digital

Numa realidade em que, cada vez mais, a tecnologia faz parte do nosso dia-a-dia, os ritmos dos mercados e dos negócios são assombrosos.

 

Esta é uma situação que as empresas devem encarar como uma oportunidade para refazerem as suas estratégias, aproveitarem a tecnologia para transformarem o seu negócio, de forma a satisfazerem o seu cliente.

Nesta nova era digital todos os sectores de actividade depararam-se com a necessidade de mudança e adaptação perante este novo paradigma, por forma a aproveitar as oportunidades adjacentes desta tendência.

Com o crescente aparecimento de novas tecnologias, como o cloud computing, o mobile e o social, até mesmo as empresas mais tradicionais se vêm obrigadas a modernizar-se. Isto porque os clientes deparam-se com novas formas de aceder à informação e de encontrarem o que pretendem, quer seja através das redes sociais, de fóruns, sites, etc. A dita tecnologia digital influenciou e continua a influenciar bastante a forma como as pessoas interagem entre si e como se relacionam com as empresas e os produtos.

O papel dos CIO’s

É aqui que entram os CIO’s (Chief Information Officer), ou, os Directores de Informática. Os CIO’s têm de se manter atentos, ao ponto de conseguirem identificar futuras tecnologias disruptivas que permitam dar um novo fulgor ao negócio. Os empresários não devem ter receio de recorrer à tecnologia, devem sim ter a percepção de que a tecnologia lhes trará benefícios e encaminharão a sua empresa para um futuro próspero. Não devem fugir à realidade de que a tecnologia leva ao melhoramento da qualidade dos produtos e serviços e encaminham-nos para uma maior eficiência e redução dos custos.

Já vários estudos apontam para o ano de 2020 como o ano em que mais de 70% das funções operacionais das empresas vão ser digitais, o que significa uma completa transformação no seio das empresas. As empresas que não se transformarem, em tempo útil, correm o risco de não conseguir acompanhar o ritmo dos clientes e as crescentes necessidades de negócio. Actualmente, a informação é considerada como uma nova “moeda de troca”, já que tem um papel fundamental na dita transformação digital. As empresas devem ser capazes de, com essa informação, analisar, gerir, transformar e armazenar a mesma, de forma a acompanhar tendências e antecipar necessidades.

A evolução como futuro

A tendência torna-se clara, ou uma empresa se transforma, acompanha a evolução e aposta nas tecnológicas digitais, de forma a se transformar numa empresa do futuro, ou acabará como uma empresa arcaica sem atractividade para os seus clientes. Existe uma extrema necessidade de a empresa estabelecer, através destes meios, ligações mais fortalecidas com toda a sua envolvente. Poderá e deverá aproveitar para, também, flexibilizar os postos de trabalho dos seus colaboradores, gerando altos níveis de produtividade, que em tudo contribuirão para o sucesso da empresa.

É hora de mudar, de inovar e não se prender ao passado. A internet continuará a crescer e a sua empresa só terá a ganhar se acompanhar este crescimento. Não se esqueça que o paradigma analógico foi facilmente ultrapassado pelo paradigma digital, e o mesmo poderá acontecer entre si e a sua concorrência, caso opte por resistir a esta mudança.

Aconselhe-se, junto das pessoas indicadas, quanto às ferramentas que o poderão auxiliar nesta nova mudança e neste novo passo determinante para o futuro da sua empresa.


Tatiana Santos

Departamento Marketing Inforestilo

Compartilhar Esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email