As organizações em geral dão importância a fatores como a pontualidade e assiduidade dos funcionários. Estas são condições preliminares para o desempenho de quaisquer relações de emprego.
As empresas que têm em grande consideração a assiduidade são aquelas que prestam serviços de atendimento presencial ao cliente.
Nesta área, a assiduidade por parte dos funcionários demonstra responsabilidade, confiabilidade e dedicação nas tarefas desempenhadas.
Uma assiduidade contínua e precisa permite à empresa gerar eficiência e eficácia nas atividades a desenvolver, logo não deverá ser apenas considerada como um fator de avaliação do funcionário, mas também como objeto da disciplina de gestão de pessoas.
Sabia que o incumprimento do horário estabelecido é dos principais motivos para a quebra de produtividade, com prejuízos financeiros e perda de competitividade no mercado?
Segundo a Lei 99/2003 de 27 de agosto, do Código de Trabalho, Artigo 162, o empregador deve manter um registo que permita apurar o número de horas de trabalho prestadas pelo trabalhador, por dia e por semana, com indicação da hora de início e de termo do trabalho.
Mediante esta lei, as empresas são obrigadas a fazer um registo de assiduidades dos seus funcionários, no entanto esta tarefa poderá se tornar ineficaz e exaustiva caso a empresa não procure meios que possibilitem a automatização dos dados.
Atualmente já existem soluções de gestão específicas para o controlo de assiduidade.
Estas reúnem um conjunto de vantagens tanto para entidade empregadora, como para os funcionários, nomeadamente:
- Existência de um alto nível de segurança e fiabilidade no controlo de assiduidade, permitindo um maior controlo dos horários dos funcionários;
- Simplificação do processo de manutenção e gestão de utilizadores, reduzindo os custos administrativos;
- Dinamização da relação com os colaboradores da organização, impulsionando a produtividade;
- Agilização dos processos de tratamento de informação provenientes dos terminais de controlo de assiduidades, pela facilidade no processamento salarial e em manter os registos atualizados;
- Facilidade de operação, com baixo requisitos de formação.
Atualmente, já existem várias empresas a optarem por um software de gestão que faça a gestão de assiduidades, para obterem um maior controlo.
Ao implementar esta solução de gestão é possível usufruir das seguintes vantagens:
- Redução de custo com os registos automatizados;
- Redução de custos na eliminação de erros;
- Fiabilidade e segurança nos dados;
- Sistema intuitivo e de fácil utilização;
- Compatível com qualquer dispositivo de controlo de assiduidades e ERP;
- Cumprimento das várias obrigações legais.
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