Fazer compras através da Internet hoje uma coisa tão corriqueira como ir a uma loja física. Mas o mercado online ainda precisa de evoluir para fazer face às exigências dos consumidores.
Se tem uma página do Facebook ou um site (ou ambiciona ter) onde vende os seus produtos e/ou serviços, independentemente da área de negócio, e sente que há um crescente público interessado no seu trabalho, então este artigo é para si.
Vamos dar-lhe 5 dicas introdutórias e imprescindíveis para quem pretende ter sucesso no negócio online.
1. Por onde começar a construir uma loja online?
Se já tem um site, será mais fácil incorporar um modelo de E-Commerce, se possível, dentro do site já existente. Se tal não for possível, ou criar incompatibilidades, é recomendado que pondere em repensar novamente a sua presença online desde o início.
Mas como dito anteriormente, não tem as skills necessárias para criar um site, correto? Pode ponderar em contratar uma agência especializada ou um consultor freelancer.
2. Qual o melhor sistema de pagamento a adoptar?
O sistema de pagamento é algo complexo numa primeira abordagem, mas fácil de instalar. Contudo, o mais importante de tudo é ter em atenção as várias opções que existem.
Na maior parte das lojas online, o sistema de pagamento que domina é o PayPal, pela segurança que transmite aos clientes e pela possibilidade de fazer Recall ao pagamento. Contudo, a percentagem que o PayPal cobra ainda é bastante alta, pelo que muitos utilizadores continuam a preferir utilizar o cartão de crédito para os pagamentos.
Estes são os métodos mais seguros, apesar de parecerem mais complicados e que darão credibilidade à sua loja online, protegendo o cliente. Em nenhuma circunstância utilize o pagamento por transferência bancária (NIB/IBAN).
3. Como calcular os custos de envio?
Como é que irá calcular os custos de envio dos seus produtos?
Se enviar para toda a Europa, como irá fazer essa diferenciação? Por país? Por transportadora? Irá utilizar a mesma para Portugal e Alemanha? São questões que deverá ter em consideração antes de iniciar o envio de qualquer encomenda, mas existem outras que deve ter em consideração, como se irá notificar os seus clientes do custo extra de envio, além do preço do produto? Ou talvez pondere em oferecer os portes de envio? Talvez os ofereça acima de um certo valor?
Tudo isso irá depender do seu modelo de negócio e da quantidade de encomendas que consiga expedir por dia. Tenha, também, em consideração o tempo de expedição de cada encomenda. Quanto mais baixo o tempo de expedição, por pouco mais caro que seja, é uma mais valia e irá contribuir para criar valor aos olhos do seu público e criar uma fidelização, graças ao elevado grau de satisfação que proporcionou.
4. Deve ser feita partilha social e ser permitida classificação?
Para ser mais fácil entender, e porque é mais conhecido em inglês, estamos a falar de social sharing e reviews.
Deverá “dar” permissão aos seus clientes para fazerem reviews dos seus produtos? Está comprovado que classificar produtos leva a um aumento das vendas, pois isso aumento a confiança dos outros clientes. Contudo, isto também pode levar a comentários negativos. Mas apesar de se querer precaver, tem que ter em atenção as vantagens a nível de facturação e aumento do volume das vendas que isto poderá trazer-lhe.
Tem é que estar sempre a par das críticas que os seus clientes lhe façam, quer negativas, quer positivas, e ter sempre uma resposta pronta para gestão de crises e conflitos.
A partilha social é também uma arma eficiente, pois permite que os seus clientes e seguidores partilhem os seus produtos e serviços nas diferentes redes sociais, quer no Facebook, quer no Twitter, bem como criar um álbum de produtos no Pinterest, se esse for o seu caso.
Esta provado que através das partilhas nas redes sociais, as vendas aumentam, pois tal feito leva a um aumento da sua audiência e à maior notoriedade do seu negócio.
5. Como usar fotografias, imagens e descrições a favor do negócio?
O maior receio de um consumidor ao adquirir um produto numa loja online é que o mesmo não seja aquilo que se espera dele. Não é possível vê-lo com os olhos, não é possível tocá-lo. E se for um perfume nem sequer cheirá-lo. Por isso, há que especificar pormenorizadamente aquilo que se está a vender. Como tal, as fotografias/imagens dos produtos, que estão na loja online, devem ser o mais profissionais possíveis.
Se tiver muitos produtos, talvez seja um pouco dispendioso contratar um profissional para fotografar todo o seu negócio, mas se o seu negócio se centrar em poucos, talvez o investimento seja uma mais valia futura.
Se não tiver condições para suportar estas despesas, lembre-se que há câmaras fotográficas com boa qualidade a preços acessíveis, tendo em atenção que deverá posicionar bastante luz e um tripé para manter o máximo profissionalismo possível. Há várias técnicas para fotografar produtos, bastante simples e que podem ser feitas em casa, com o menor orçamento possível, usando um smartphone.
Tudo depende da sua força de vontade e do proveito que sabe tirar da Internet!
Estes 5 tópicos são talvez os mais essenciais, mas isto não quer dizer que não encontrará outros daqui em diante, relativos aos custos e ao retorno da sua loja online, por exemplo.
Uma loja online parece mais simples do que realmente parece, mas actualmente é algo que está ao alcance de todos e os custos são mínimos, por isso, dê o melhor pelo seu negócio.
Fonte: pplware