Que Utilidade tem a Mobilidade no Inventário das Empresas?

As empresas que exercem atividade de negócio no setor do comércio dependem de soluções de gestão que façam a inventariação dos produtos.

A escolha da solução certa é baseada nas necessidades específicas de cada empresa, tendo como finalidade a melhoria significativa do atendimento ao cliente e a rentabilização do negócio.

A complexidade do sistema de inventariação varia consoante o tamanho e tipo de estabelecimento ou armazém. É constituído por software de gestão (ERP), computadores (fixos ou portáteis) e impressoras de etiquetas.

Estas ferramentas permitem às empresas fazer a monitorização dos níveis de stock e a consulta de movimentos realizados através do produto, número de série ou número de lote.

Uma solução de gestão de inventariação adequada agiliza vários procedimentos do negócio, reduzindo significativamente os custos e desperdícios, nomeadamente:

  • Elimina o erro humano na contagem do inventário;
  • Faz a recolha de dados automatizada, reduzindo os recursos humanos;
  • Armazena os documentos digitalmente, prevenindo possíveis perdas;
  • Ajusta ou substitui etiquetas danificadas/ilegíveis no momento, recorrendo aos computadores portáteis e impressoras.

Estes softwares de gestão auxiliam as empresas na resolução de uma série de problemas, porém ainda têm algumas limitações a nível de mobilidade.

As aplicações de inventariação, para os dispositivos móveis, vieram beneficiar aqueles processos que impediam os colaboradores de executar determinadas tarefas.

Aplicações de Gestão de Inventariação

As aplicações móveis facilitam a otimização das atividades em qualquer estabelecimento que lide no seu dia-a-dia com inventários, bem como a monitorização e o controlo do stock.

Para simplificar as transferências e atualizações dos dados do inventário, os dispositivos móveis são conectados em rede aos softwares de gestão das empresas.

Os periféricos que geralmente são utilizados em soluções de gestão de stock já são compatíveis com os smartphones e tablets.

É o caso das impressoras de código de barras. Tanto os dispositivos móveis como as impressoras podem ser transportados facilmente pelos colaboradores num estabelecimento ou armazém com grandes dimensões.

Por exemplo, sempre que for necessário imprimir etiquetas para identificar as mercadorias o colaborador pode fazer nesse exato momento, pois já tem consigo todas as ferramentas necessárias.

O scanner de código de barras é mais um periférico que pode ser conectado aos dispositivos.

Quando uma mercadoria dá entrada no armazém o colaborador pode fazer logo o seu registo. Desta forma, o stock é atualizado com maior eficácia e as informações relativas aos produtos ficam disponíveis de imediato em todo o sistema de gestão da empresa.

Vantagens das Aplicações de Gestão de Inventariação

  • Maior eficácia na concretização das tarefas de gestão de inventários, uma vez que os funcionários têm acesso e atualização permanente dos dados;
  • Consulta detalhada, em tempo real, dos produtos em stock;
  • Maior controlo dos dados;
  • Maior rigor na contagem de ciclos;
  • Melhor controlo do stock através do código de barras;
  • Redução do erro humano na introdução de dados, através da utilização do scanner de código de barras;
  • Maior precisão nas transações, devido à validação em tempo real;
  • Redução da inatividade de stock;

Componentes de um Sistema de Gestão de Inventariação Completo

  • Software de Gestão de Inventariação (ERP): O ERP que a empresa utiliza determina a forma como é feito o acompanhamento do inventário. Fatores como suporte em tempo real e pacotes de atualizações determinam qual a solução mais indicada para o negócio.
  • Computadores e Dispositivos Móveis: O controlo do stock requer aos colaboradores que se movimentem constantemente pelo estabelecimento, para efetuarem atualizações e alterações. A dimensão do estabelecimento e a forma como os processos da empresa são organizados são determinantes para a escolha do número ideal de computadores e dispositivos móveis necessários para o bom funcionamento do negócio.
  • Estruturas Wireless: Muitas empresas necessitam de atualizações de inventário em tempo real e consequentemente infraestruturas para o fazer. Qualquer que seja a dimensão do estabelecimento deve ter implementado uma rede wireless.
  • Impressora/Scanner de Código de Barras: Para uma gestão correta de todos os movimentos das mercadorias, como entradas e saídas, todos os produtos deverão ser identificados com códigos de barras. Esta gestão consegue-se recorrendo aos periféricos que fazem a impressão e scan do código de barras.

As tecnologias móveis proporcionam aos colaboradores e aos gestores um conhecimento real do cenário vivido na empresa, mesmo que se encontrem fora do estabelecimento, uma vez que as informações estão sempre a ser atualizadas.

A longo prazo as empresas conseguem reduzir custos administrativos aumentar significativamente o número de receitas e aumentar a produtividade dos recursos humanos.

O Inventário e Picking da Inforestilo é uma aplicação móvel compatível com os dispositivos Android, que pode ser integrada ao software de Gestão de Stocks Artsoft.

Permite a validação das listas de inventário diretamente dos dispositivos móveis, através de um leitor do código de barras ou confirmação manual.

Para mais informações sobre a solução Inventário e Picking Artsoft entre em contacto com os nossos serviços!


Ana Mateus

Departamento de Marketing

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