Para que Servem os Smartphones dos Seus Vendedores?

A mais recente evolução tecnológica criou uma nova geração de dispositivos móveis com características variadas, quer seja na capacidade, quer seja no tamanho e design.

Dada a sua usabilidade e diversidade de aplicações, as empresas começaram a explorar os seus benefícios para proveito próprio.

Um novo conceito foi criado à volta desta tecnologia, tendo como base a Automação da Força de Vendas, ou Sales Force Automation (SFA).

Este conceito já existe há algum tempo. Define-se como parte integrante do CRM Operacional, onde o seu foco são as plataformas tecnológicas que suportam as interações com os clientes e a automação das vendas.

Segundo Peppers e Rogers (2001), SFA é a integração da força de vendas com a gestão de contactos, previsão de vendas, gestão de vendas e vendas em grupo.

A interação é feita através de um software de gestão, que pode ser um sistema instalado num computador ou em cloud. Em ambas as situações, as informações são transmitidas em tempo real.

O principal objetivo da Automação da Força de Vendas é melhorar os processos, a velocidade e a qualidade das informações entre a força de vendas, o cliente e a empresa.

A mobilidade veio revolucionar este conceito. A criação de aplicações móveis SFA alterou de forma significativa os processos empresariais, agilizando as atividades a serem desempenhadas pelos colaboradores.

Benefícios da Automação da Força de Vendas

O principal benefício da Automação da Força de Vendas é poupar tempo, dinheiro e energia.

As empresas não podem se dar ao luxo de despender muito tempo a reunir e analisar os dados obtidos pelas equipas de marketing.

Além disso, existe sempre o risco de os dados recolhidos manualmente terem erros.

Com uma correta utilização das aplicações móveis é possível obter informações detalhadas e com maior precisão, proporcionando às empresas maior autonomia para outras atividades de maior relevância.

Antes apenas era possível ter acesso aos dados da força de vendas através dos computadores fixos e com portáteis, com a propagação dos dispositivos móveis, os colaboradores atualmente já têm acesso a todos os dados em qualquer momento e lugar.

O Papel da Mobilidade na Automação da Força de Vendas

As aplicações móveis têm facilitado bastante a interação dos utilizadores com os smartphones e tablets.

Hoje em dia existe uma aplicação para cada tarefa que seja necessária executar, e também existem aquelas que podem ser conectadas ao software comercial ou industrial da empresa.

Desde que um colaborador tenha acesso a um dispositivo móvel com a respetiva aplicação instalada, poderá desempenhar as suas atividades em qualquer lugar.

Desta forma, os processos são executados de forma mais rápida, eficiente e confortável, proporcionando ao cliente uma experiência de compra prazerosa e personalizada.

Benefícios da Mobilidade na Automação da Força de Vendas

Existem inúmeros benefícios associados aos dispositivos móveis, nomeadamente quanto à sua utilização na Automação da Força de Vendas.

Desses benefícios, os mais importantes a enumerar são os seguintes:

  • Eficácia na gestão de contactos e registos, ou seja, todos os detalhes dos contactos (incluindo nome, endereço, números de telefone, e-mails e similares) podem ser armazenados e consultados em qualquer momento;
  • Facilidade na gestão das contas da Automação da Força de Vendas, pois as atualizações são feitas automaticamente;
  • Redução das atividades de menor importância, automatizando a conversão de leads e tarefas relacionadas. Esta medida facilita o planeamento das campanhas de marketing, pois os detalhes do público-alvo encontram-se logo disponíveis;
  • Disponibilização de previsões rigorosas da situação em que se encontra o mercado, permitindo uma preparação prévia de mudanças que possam vir a ocorrer no futuro.

 

Atualmente já existem soluções, com as respetivas aplicações para os dispositivos móveis, que permitem fazer uma gestão eficaz da força de vendas.

Estas soluções podem ser utilizadas em diversos departamentos das empresas, dependendo das suas necessidades específicas.

No departamento comercial, a solução de mobilidade poderá ser usada para realizar vendas fora da empresa.

O comercial tem acesso a informações como as contas correntes, condições de pagamento, produtos encomendados. Com a versatilidade destas aplicações o comercial pode até elaborar documentos para o cliente enquanto estão reunidos.

No entanto, para certas empresas fará mais sentido fazer um controlo do stock através dos dispositivos móveis. As aplicações móveis destinadas para este fim automatizam os processos de receção, conferência e saída de produtos na empresa.

Desta maneira, os processos que requerem muito tempo aos recursos humanos são agilizados e o erro humano é reduzido significativamente.

As empresas que atuem na área da restauração também podem usufruir desta nova tecnologia para gerir a sua força de vendas.

Também existem aplicações que simulam Terminais Pontos de Venda (POS) nos dispositivos móveis, sendo possível utilizá-las de forma independente ou conectadas com os ERP’s, pois estão preparadas para serem ligadas a leitores de códigos de barras, cartões, impressoras e gavetas.

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Ana Mateus

Departamento de Marketing

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