Qual a Importância de Uma Gestão de Produção Eficiente?

A gestão de produção diz respeito às atividades orientadas para a produção de um bem físico ou serviço. Nela estão incluídas funções de análise, escolha e implementação de tecnologias e processos produtivos mais eficientes, ou seja, fazer a transformação de fatores produtivos (inputs) para obter o maior número de produtos e serviços (outputs), quer seja em termos de quantidade como de qualidade.

Este conceito pode ser aplicado a empresas industriais, comerciais, e de prestação de serviços.

A gestão de produção integra várias atividades para o bom funcionamento do negócio, nomeadamente:

  • Definir os objetivos de produção e qual a estratégia a aplicar para os atingir, tendo em conta os objetivos e as estratégias globais da empresa;
  • Escolher, especificar e implementar o processo produtivo mais adequado ao produto, assim como à estratégia de produção definida.
  • Definir qual a capacidade produtiva a implementar de acordo com as necessidades de produção definidas;
  • Escolher equipamentos produtivos e tecnologias mais eficientes e que melhor se adaptem à produção do bem ou serviço em questão;
  • Criar o layout industrial onde é definida a posição dos equipamentos no estabelecimento, dos materiais, dos postos de trabalho, e por fim do fluxo de materiais ao longo do processo produtivo;
  • Determinar qual a política de controlo de qualidade na produção, incluindo em que momentos são feitas as aferições;
  • Definir e concretizar a política de manutenção de equipamentos;
  • Definir funções na área de produção;
  • Gerir de forma contínua todo o processo produtivo.

Em várias empresas o processo de produção torna-se complexo.

Geralmente existem para cada seção ou departamento sistemas desenvolvidos especificamente para cada área de atuação. Além de executarem as atividades para que estão destinados, também armazenam informações resultantes das atividades.

No entanto, estes sistemas acabam por gerar alguma dificuldade às empresas, pois são pouco claros quanto à recolha e análise das respetivas informações.

Estas situações poderão resultar no mau aproveitamento da matéria-prima, gastos desnecessários para compensar os erros cometidos, entre outras.

Todas estas ocorrências afetam de alguma forma o consumidor final, quer seja na qualidade do produto ou serviço, como nos custos de aquisição.

Cada vez mais os consumidores procuram por produtos ou serviços que tenham uma relação preço/qualidade que vá ao encontro das suas necessidades.

Para atenderem às suas exigências, as organizações vêem-se obrigadas a adaptar-se implementando estratégias que acelerem os processos de forma eficiente, sem perder a qualidade esperada.

Uma das soluções passa pela aquisição de um ERP (Enterprise Resource Planning). Este sistema agrega todas as funcionalidades que são necessárias para fazer uma boa gestão da produção.

O objetivo do ERP é integrar todos os departamentos e funções de uma determinada empresa para um único sistema computacional.

Este sistema serve e responde a todas as necessidades de cada departamento.

Benefícios na implementação de um ERP de gestão de produção

Aumento da produtividade das máquinas e colaboradores

Este é um dos principais benefícios na implementação de uma solução de gestão de produção. Com o ERP é possível controlar toda a produção e, consequentemente, identificar os recursos estão a ser utilizados, permitindo aplicar estratégias para tirar proveito de todo o seu potencial.

Redução de custos

Uma correta implementação de um ERP numa empresa pode vir a ser o elemento-chave para detetar gastos desnecessários assim como perdas nos processos produtivos.

Redução de erros e segurança de dados

Com a utilização contínua do ERP, a margem de erro para a introdução de dados passa a ser muito menor, conseguindo assim uma gestão dos processos mais eficiente.

O uso de servidores robustos e sistemas de backups oferece a segurança necessária para salvaguardar os dados das empresas.

Padronização de processos

O ERP permite a padronização dos processos e dados gerados pela própria empresa. Esta funcionalidade permite a integração de todos os processos entre os departamentos assim como a uniformização dos dados.

 

A escolha do ERP adequado para um negócio é uma decisão que deve ser levada a sério.

Optar por um software de gestão sem conhecer os seus benefícios e funcionalidades é um grande risco para a empresa, pois poderá colocar em causa as possibilidades de ter sucesso.

A Inforestilo disponibiliza soluções de gestão de produção que preenchem as necessidades das empresas de qualquer setor de atividade.

Para mais informações sobre a Gestão de Produção Artsoft entre em contacto com os nossos serviços!


Ana Mateus

Departamento de Marketing

Compartilhar Esse Post