Em Portugal existem várias empresas que dependem da otimização de custos para sobreviverem a tempos de maior crise económica. Para dar continuidade à atividade comercial é importante que exista uma atitude proativa quanto à redução de custos, no que diz respeito às operações exercidas pelas empresas.
Comparando as características de uma loja física com as de uma loja online, verifica-se que a última apresenta algumas vantagens competitivas.
Aquela que mais se destaca é a capacidade que este meio tem em aplicar estratégias de redução de custos operacionais, como já foi mencionado no artigo “Benefícios de uma loja online”.
Para colocar em prática a redução destes custos no E-Commerce, o empresário deverá ter em conta os seguintes fatores:
Planeamento de Custos
A ausência de um planeamento de custos é um dos principais motivos que leva uma empresa ao insucesso, quer se encontre num ambiente físico ou online.
No E-Commerce o cumprimento deste planeamento deve ser contínuo, para que a análise de quais os setores a serem economizados esteja de acordo com a realidade da empresa.
Para evitar gastos desnecessários deverão ser examinadas quais as despesas relacionadas com o registo anual do domínio, o alojamento da loja virtual, a plataforma e todos os sistemas de tecnologia envolvidos.
Algumas empresas optam por plataformas online gratuitas open source com o intuito de poupar. Esta escolha tem algumas desvantagens.
Quando se opta por serviços gratuitos geralmente os custos associados à sua manutenção acabam por ser superiores aos das plataformas pagas, pois envolvem a contratação de consultorias ou até mesmo de um ou mais profissionais internos de TI para darem suporte.
As empresas que beneficiem de uma loja física não devem deixar de parte o planeamento quanto ao ambiente físico, como por exemplo: o escritório, o stock, a logística e os colaboradores. Todos estes elementos deverão estar alinhados com os da loja online, para que o orçamento seja elaborado com maior detalhe e prevenir eventuais surpresas no seu cálculo.
Estratégia de Vendas
A estratégia de vendas deve estar sempre associada ao planeamento de custos mencionado anteriormente. Caso existam falhas na sua execução de pouco adianta ter um bom planeamento de custos.
Antes de colocar em prática as estratégias de vendas, a empresa deverá escolher uma plataforma capaz de entender as exigências do marketing digital aplicado à loja online.
A plataforma deverá ser compatível com as ferramentas de marketing que fazem a análise de estatísticas, como por exemplo, o Google Analytics. Caso contrário, todo o investimento feito para atrair potenciais clientes terá sido em vão.
Publicidade
Uma das maiores vantagens de um negócio exclusivamente online é o facto de todas as medidas implementadas serem mensuráveis, ou seja, o empresário poderá supervisionar constantemente as campanhas que põe em prática e eliminar todas aquelas que não estão a dar resultados, e ainda poderá otimizar as que dão retorno para maior eficácia nos resultados.
No entanto, esta situação só valerá a pena se todos os resultados das campanhas lançadas forem constantemente monitorizados, e aqui o empresário irá depender da plataforma escolhida.
Transporte
Um dos fatores que mais prejudica os custos no comércio eletrónico é a logística.
O transporte de produtos representa uma grande parte dos custos, senão a maioria, associados a uma loja online. Logo, neste setor é importante que as negociações de contratos sejam constantes.
É recomendada a contratação de mais de uma transportadora para que existam alternativas de preços, prazos de entrega e qualidade de serviço, de forma a evitar devoluções, reclamações, extravios e danos de produtos.
Ao adotar esta estratégia o empresário conseguirá uma maior eficiência quanto aos custos realizados.
Terciarização
Em certas situações, recorrer à terciarização poderá ser uma mais-valia para as empresas.
Recorrer a uma empresa externa para prestar um determinado serviço não significa necessariamente a perda de qualidade, mas sim uma medida estratégica que visa a melhorar a qualidade de prestação de serviços ao cliente.
Quanto maior for a satisfação do cliente quanto à prestação de serviços maior é a probabilidade do seu retorno.
Integrações
Um dos fatores mais importantes para conseguir uma redução de custos do E-Commerce de forma eficiente é a integração das plataformas com outras ferramentas de gestão.
Para que haja uma organização mais eficiente do negócio é essencial que a plataforma escolhida para criar a loja online esteja em conformidade com, por exemplo, um ERP (Enterprise Resource Planning). Esta situação facilita a otimização dos processos, a gestão do tempo e dinheiro.
Por fim, o ERP deverá estar completamente integrado com a plataforma, caso contrário as suas maiores vantagens deixariam de existir, ou seja, a poupança de tempo na realização de tarefas e otimização de gastos desnecessários.
Encontra-se à disposição dos empresários vários tipos de plataformas que permitem a construção de lojas online, onde é possível conciliar os seus recursos com os ERP’s.
No entanto, são poucas aquelas que se encontram completamente adaptadas a softwares de gestão certificados.
A solução de gestão Artsoft E-Commerce é um exemplo prático de uma plataforma online com integração completa do software de gestão Artsoft.
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Ana Mateus
Departamento de Marketing