Tendências de Compras no Setor do Retalho

Este ano, o início da época natalícia no setor do retalho será marcado com a realização de compras em momentos diferentes ao contrário das habituais maratonas aos centros comerciais.

A prática que era realizada até ao momento fazia com que os consumidores se sujeitassem a deslocações aos estabelecimentos e enfrentassem longas filas de espera para realizarem as suas compras de natal. Com a introdução da Black Friday, muitos destes consumidores chegavam ao ponto de acampar durante a noite nesses espaços para usufruírem dos descontos nas suas compras.

Devido à evolução das tecnologias e das plataformas E-Commerce, este ano os consumidores irão dar preferência ao uso dos telemóveis e de todas as vantagens associadas.

Segundo um estudo realizado pela Ipsos MediaCT, nos Estados Unidos, com base nos dados obtidos do Google, 54% dos consumidores manifestaram a sua preferência pela concretização das compras nas épocas festivas através dos seus smartphones, nos momentos livres que vão tendo ao longo do dia.

Através da recolha dos dados estatísticos é possível analisar o tipo de sessões que se realizam através do telemóvel, como por exemplo: atualmente os consumidores gastam menos de 7% do seu tempo em cada sessão móvel, no entanto a realização de compras em plataformas online aumentaram em 64% no último ano.

Atualmente, a utilização dos telemóveis para a realização de compras online ronda os 30%. Com este resultado é possível concluir que os tempos em que os consumidores preferiam fazer compras através de um computador estão a mudar.

Nas estatísticas realizadas em Portugal, verifica-se um crescimento acentuado nos gastos com compras online, onde 24% das compras são realizadas a nível nacional.

Esta mudança no comportamento do consumidor vai ter um impacto significativo no setor do retalho e também irá definir quais as novas tendências para o futuro.

Para a época natalícia do ano 2015, a Ipsos MediaCT prevê as seguintes tendências no retalho:

1. A mobilidade irá atenuar o fenómeno dos dias de compras com grande afluência

As compras de natal já estão encaminhadas no setor do retalho. Muitos consumidores começam a fazer pesquisa de prendas que desejam comprar com alguma antecedência, no entanto a concretização das compras é feita mais próxima dos dias festivos, pois agora todos os dias são dias de compras.

Habitualmente as pessoas planeavam maratonas de dias de compras para ocasiões como a Black Friday; agora em vez de se observarem picos de vendas em determinados dias, será cada vez mais comum verificar um número de vendas constante durante toda a época.

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2. Vendas móveis irão influenciar as compras mais que nunca

As pesquisas no telemóvel relacionadas com compras cresceram 120% no último ano.

A utilização dos smartphones para iniciar o processo de compra está a aumentar gradualmente por parte dos consumidores, sendo usados como base para inspiração, para uma pesquisa mais aprofundada de produtos ou até mesmo para completar uma compra.

Os retalhistas também estão a descobrir que os seus clientes estão cada vez mais a utilizar os telemóveis para fazer pesquisa de produtos antes de se dirigirem a uma loja física.

Esta consulta não é realizada apenas antes de chegar a uma loja, também é feita enquanto o cliente se encontra dentro do estabelecimento.

Toda esta atividade é benéfica para os retalhistas, desde que estes se encontrem aptos para ir de encontro às necessidades dos consumidores Omni-Channel, nos pequenos momentos que disponibilizam a sua atenção.

E qual será o momento em que o cliente tem maior tendência para efetuar compras?

Mediante os dados recolhidos da Google o dia mais propício é o domingo, verificando-se que as pesquisas feitas através do telemóvel aumentam em 18% nesse dia, em comparação com os restantes dias da semana.

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3. Os vídeos do Youtube irão funcionar como manual do proprietário e guia de prendas

No Youtube ocorrem vários momentos, em que os consumidores procuram por dicas de compras, inspirações e análises de produtos.

Um em cada quatro compradores afirma que recorre a vídeos online para obter ideias de presentes, e 32% tencionam utilizar esses vídeos para a época festiva deste ano.

O Youtube tornou-se uma parte tão vital no processo de compra que 64% dos espectadores preferem ver um vídeo do Youtube apenas quando têm alguma dúvida, em vez de recorrerem a um telefone ou ler um manual.

Existe uma propensão para que as decisões de compra sejam feitas de uma forma cada vez mais rápida, assim como o aumento contínuo das expetativas dos consumidores.

Tendo em consideração esta realidade, os retalhistas deverão estar conscientes e constantemente informados de como os clientes encontram, procuram e compram os seus produtos.

 

Plataformas online destinadas ao E-Commerce encontram-se em constante evolução de forma a satisfazer as necessidades dos negócios.

Este Natal, expanda o seu negócio para o mundo digital e desfrute de todos os benefícios de uma loja online.

Fonte: Think with Google | Dinheiro Vivo


Ana Mateus

Departamento de Marketing

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