Compras Online Cresceram Acima do Esperado!

O E-Commerce  é cada vez mais uma alternativa às lojas tradicionais. As vendas registadas durante a última Black Friday, o dia que assinala o arranque oficial da quadra natalícia, comprovam-no. Tal como os números antecipados para a Cyber Monday.

Importado do outro lado do Atlântico, o conceito de Black Friday prima pelas promoções e descontos no comércio e, se quando foi criado estava relacionado com as lojas físicas, hoje acontece tanto offline como online. Este ano, pelos vistos, a primeira alternativa dececionou e a segunda superou expetativas.

Assim foi no Reino Unido, onde os consumidores terão gasto 1,1 mil milhões de libras em compras na Internet, bem acima do esperado. As estimativas iniciais apontam, para que os valores de crescimento estejam próximo dos 36% face às compras feitas no ano passado, de acordo com a IMRG, e que desta forma tenha sido o melhor dia de compras online de sempre naquele país.

A gigante Amazon, neste caso na “versão” UK, diz ter vendido mais de 7,4 milhões de itens durante a última Black Friday, número igualmente acima dos 5,5 milhões de 2014.

Já a Cyber Monday, supostamente a segunda-feira de maiores descontos do ano, mas exclusivamente no comércio eletrónico, poderá adicionar mais 943 milhões de libras ao montante gasto online no início da época de Natal, valor 31% acima do registado no ano passado, na mesma altura.

Os dados divulgados para o mercado norte-americano dão conta de tendências semelhantes. A National Retail Federation diz mesmo que as compras online superaram as compras offline este último fim de semana, com destaque para as encomendas feitas a partir de dispositivos móveis. Os consumidores norte-americanos poderão ter gasto qualquer coisa como 4,45 mil milhões de dólares no Dia de Ação de Graças (quinta-feira) e sexta-feira, valor que mostra uma subida de 14% face a 2014.

De acordo com a IBM mais de metade das compras de Black Friday nos Estados Unidos terão sido feitas a partir de dispositivos móveis (57%), superando pela primeira vez o tráfego através de computadores desktop.

Fonte: ACEPI

Compartilhar Esse Post