A Kaspersky Lab realizou, durante este ano, um teste aos hábitos online dos utilizadores, com cerca de 18 mil participantes de países de todo o mundo, incluindo Portugal.
Segundo os resultados do teste, quase três quartos dos utilizadores de Internet (74%) descarregam ficheiros potencialmente maliciosos e não são capazes de detetar os perigos da web.
Verificou-se que ao colocar-se a música “Yesterday” dos Beatles para download, das quatro opções apenas uma era segura e estava intencionalmente intitulada “Betles.Yesterday.wma”, apenas 26% reconheceram ser uma fonte segura e escolheram este download.
As outras opções incluíam a extensão.exe, “Beatles_Yesterday.mp3.exe” com 34% dos participantes a escolherem o ficheiro, 14% dos inquiridos escolheram um ficheiro de download.scr, que recentemente tem sido utilizado para difundir material malicioso, e 26% optaram pelo ficheiro .zip.
Este estudo revela que os utilizadores não são capazes de detetar os perigos online, visto que um em cada cinco utilizadores (21%) descarrega ficheiros de uma grande variedade de fontes online, sendo que apenas 24% dos utilizadores soube reconhecer uma página web legítima.
Os resultados avaliam também os dados do último estudo da Kaspersky Lab e da B2B International, segundo o qual 45% dos internautas já sofreu algum incidente de malware nos últimos 12 meses, e 13% dos afetados não sabia determinar a forma como o incidente aconteceu.
Fonte: IT Channel