A ferramenta vai permitir saber quantas pessoas estão à frente na fila, avisando os utilizadores da hora indicada para chegar à Loja do Cidadão e quanto tempo terão de esperar para ser atendidos.
A Plataforma digital ‘Mapa do Cidadão’ – idealizada pelo antigo ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro – já entrou em vigor. Com a nova aplicação os utilizadores de telemóvel vão poder reservar o seu lugar ao emitir as senhas de forma electrónica e, no momento, saber quantas pessoas estão à sua frente. Vai ser ainda possível saber quanto tempo têm que esperar para ser atendido.
Disponível na Internet, o ‘Mapa do Cidadão’ tem aplicações para ‘smartphones’ e ‘tablets’ e ainda informação sobre os serviços públicos e os documentos necessários.
A aplicação já permitia saber, no telemóvel, a localização do serviço mais próximo para pedir o Cartão do Cidadão, com os contactos e o horário de funcionamento, entre outras valências.
O Mapa do Cidadão agrega informação já existente e a disponibiliza-a segundo as novas formas de mobilidade permitidas pela Internet, o que vai levar à integração progressiva dos serviços públicos em Lojas do Cidadão.
À medida a que a rede vai crescendo, a aplicação vai permitir ao cidadão saber em que locais estão disponíveis os diferentes serviços públicos e escolher o espaço, na Câmara, Municipal, Junta de Freguesia ou lojas de CTT, onde os tempos de espera são menores.
A Plataforma é uma aplicação para melhorar a organização da administração pública e aumentar a eficácia da relação com os utentes: “É a administração pública que tem de se organizar em função do cidadão e não o cidadão que tem de se organizar em função da forma como a administração pública está estruturada “, dizia em Junho, na apresentação da aplicação, o então ministro Poiares Maduro.
Fonte: Económico