Internacionalização dos Recursos Humanos

A globalização tornou-se um fenómeno recorrente no nosso dia-a-dia e com isto tanto as empresas como os consumidores foram “arrastados” para esta “onda”. São várias as empresas que optam pela internacionalização do seu negócio e vários os consumidores que compram produtos fora do seu país de residência. 

Assim sendo, um mau processo de globalização pode deitar por terra a oportunidade de alcançar consumidores de outras partes do mundo. É crucial que a circulação de produtos, informação e pessoas seja feita de forma eficiente.

Uma das partes mais importantes de internacionalização de uma empresa passa pelos recursos humanos que irão englobar esse processo, pelo que abordaremos alguns passos que podem levar ao sucesso, através dos recursos humanos.

– Visão estratégica

Os objetivos da internacionalização devem estar bem traçados, só assim, posteriormente, os colaboradores alocados poderão ajustar as práticas necessárias para a obtenção desses objetivos.

– Cuidado na criação da equipa

Deverá pensar muito bem quais os perfis que pretende que estejam à frente do projeto num outro país. Não se esqueça que essas pessoas terão de lidar com os restantes departamentos dos restantes países nos quais a empresa está presente.

– Garanta a participação das equipas locais

Não pense que definir a estratégia apenas na sede chega. É crucial que as equipas locais sejam bem familiarizadas com as estratégias e os processos pelos quais passa qualquer operação.

– Unifique dados e processos

Se existirem várias filiais é crucial a existência de procedimentos padrão e de unificação de dados. Cada departamento deverá ter à sua disposição ferramentas que clarifiquem esses processos.

– O factor cloud

Uma solução na cloud pode ser a maneira mais eficaz e simples de unir diferentes informações de diferentes filiais.

– Software de Gestão de Recursos Humanos

Cada empresa deverá procurar o software de gestão de recursos humanos que melhor se adapte aos seus objetivos e ao controlo que deseja ter do seu negócio. Um software de gestão será um bom aliado na hora de gerir o seu negócio. Tenha atenção que cada país terá questões legais diferentes e que isso deve ser levado em conta.


 Tatiana Santos

Departamento Marketing Inforestilo

Compartilhar Esse Post