São inevitáveis os avanços nas áreas tecnológicas, assim como a criação de sistemas de defesa contra ataques que são realizados contra esses novos avanços. Um dos grandes setores de intervenção na parte de criação de mecanismos de defesa é o setor bancário, devido às transações online.
De forma a tornar mais segura cada transação realizada, foram vários os bancos que aderiram ao token de segurança. O que é um token de segurança? O token é um dispositivo físico ou software que gera códigos de segurança, através do telemóvel, o que permite a confirmação das operações, através de um código enviado por mensagem e que autentica a realização dessas operações.
Esta tecnologia, quando conciliada com os tradicionais cuidados de segurança, está entre as melhores formas de prevenir ataques de fraude. No setor da banca, são muitos os bancos que utilizam o token para os clientes realizarem as operações financeiras online. Este método de segurança também é bastante utilizado no e-commerce, de forma a evitar fraudes e páginas falsas.
O que o token faz é substituir a senha memorizada por uma gerada aleatoriamente, por um algoritmo que se encontra protegido. No espaço de 30 a 60 segundos o token gera uma sequência numérica que será sempre diferente nesse espaço de tempo, o que dificulta bastante a vida aos hackers, que têm de tentar fazer um ataque em poucos segundos.
Fonte: Empresas Hoje