Ataques recentes confirmam a necessidade de sistemas atualizados nas empresas e uma maior atenção das mesmas aos pormenores. A vulnerabilidade frequentemente explorada pelos hackers é a tecnologia Flash da Adobe. Posto isto, e contra todas as evidências de ataques mais sofisticados, descobriu-se que as empresas e os utilizadores da tecnologia Flash estão bastante expostos a ataques informáticos, pelo que devem atualizar o Flash, mal vejam a atualização disponível.
A falha do Flash nunca foi revelada à Adobe e foi continuamente explorada. Esta nova falha de segurança, que na verdade são duas, afecta o Flash e também algumas componentes das fontes da Adobe no Windows, desde a versão XP até ao Windows 8.1, quer as de 32 e 64bits. Através da sua utilização combinada é possível aceder a permissões mais elevadas nos computadores dos utilizadores e a partir dai obter acesso aos dados pretendidos.
Dada a urgência da descoberta, a Adobe está a trabalhar numa atualização que permita resolver esta falha e devolver a segurança aos seus utilizadores. A atualização será disponibilizada em todas as plataformas Windows.
A corroborar a falta de simpatia da comunidade tecnológica para com a tecnologia Flash, tanto o Facebook como a Mozilla já começaram a bloquear a tecnologia Flash automaticamente. Esta ação forçou uma resposta mais rápida por parte da Adobe, pelo que se espera que brevemente saia uma atualização.
Fonte: Empresas Hoje