Segundo a Cionet, dentro de um ano irão ser instituídas dez tendências empresariais, cinco serão dirigidas aos modelos de negócio empresariais e as restantes para os modelos de negócio de consumo. Estas tendências baseiam-se na recolha de dados primários efetuados da rede de CIOs/CTO e na compilação de estudos, e terão impacto tanto no ponto de vista da estratégia digital como do negócio.
Rui Serapicos, Managing Parter da Cionet Portugal, afirma que a importância da inovação nas empresas e a promoção de uma cultura da inovação para proporcionar uma experiência elevada ao consumidor tomou grande relevo nestes últimos anos. A necessidade de inovar já é assumida como base para tudo o resto, e os conceitos de inovação, tecnologia e criação de valor têm tendência para se fundir.
Nos modelos de Negócio B2B verificam-se as seguintes tendências:
- Software Define Anything (SDx) – Arquitetura emergente baseada em software que interliga dispositivos muito diferentes entre redes e plataformas.
- Data Science as a Service (DSaaS) – Abordagem exclusiva de análise de dados em formato SaaS.
- Wearables in the Field (WiF) – Dispositivos computacionais com funcionalidades para equipas de exterior.
- Internet of Nano Things (IoNT) – Redes de nano objetos que contêm tecnologia para comunicar, sentir e interagir com estados internos e ambiente externo.
- 3D Corporate Printings – Impressão tridimensional com funcionalidades corporativas.
Nos modelos de Negócio B2C verificam-se as seguintes tendências:
- Location-Prompted Promotions (LPP) – Promoções em retalho baseadas na localização do consumidor.
- Mobile Health (MH) – Arquiteturas, sistemas e dispositivos de suporte a pacientes remotos ou monitorização baseada em smartphones e werables.
- Interactive Window Shopping (IWS) – Integração de tecnologias interativas com experiencia de consumidor no retalho físico.
- Mood Sensite Tech (MST) – tecnologia de recolha, processamento e predição de comportamentos com base nas emoções dos consumidores.
- Dronevertising – Publicidade baseada em drones e microcâmaras.
- Hiperconneted Vehicles – Veículos de transporte privado ou coletivo customizados em função das necessidades (comunicação, informação, colaboração) do cidadão, consumidor e utilizador.
Fonte: Itchannel