Autenticação Multi-Fator nas empresas

A Autenticação Multi-Fator (AMF) é um sistema de segurança que permite a implementação de mais de uma forma de autenticação, em que os fatores utilizados são formas independentes de provar a identidade e dão os respetivos privilégios ao consumidor final. Existem três tipos fatores que permitem a autenticação do utilizadores, são eles o conhecimento, a posse e o atributo.

No conhecimento, a informação é detida pelos utilizadores (palavras-passe, pin’s, etc); Na posse, o utilizador possui algo (Cartão de Débito/Crédito, Smart Card, Token, etc); No atributo, utiliza-se algo que seja tributo pessoal do utilizador (utilização de impressão digital, scan de retina ou identificação por voz).

A segurança é considerada um fator vital para o sucesso do negócio e, tendo em consideração o aumento de ataques cibernéticos, hoje em dia as empresas precisam, mais do que nunca, de garantir a segurança dos seus dados. Atualmente, a Autenticação Multi-Fator é um dos elementos mais eficazes de estratégia de segurança, já que permite atenuar os ataques que ameaçam a confiança dos utilizadores.

Ainda existem empresários que não utilizam esta estratégia de segurança, arriscando o seu negócio. Porém, plataformas como Banca, jogos, redes sociais, e-mails e outros prestadores de serviços já adotaram o sistema de segurança baseado em sms’s para autenticar os utilizadores. A autenticação do utilizador, os testes à vulnerabilidade da empresa, as firewalls avançadas e os antivírus já não são suficientes para proteger na íntegra os dados da empresa.

Procure intregrar vários tipos de autenticação nos dados da sua empresa de forma a prevenir consequências nefastas para a sua empresa.

Fonte: Pplware

Compartilhar Esse Post