A Internet poderá ficar mais rápida!

Os produtores dos quatro maiores browsers encontram-se, atualmente, a trabalhar numa nova norma que permite a compilação das aplicações da Internet, antes de estas serem executadas. Esta norma irá permitir que haja um aumento de velocidade, exponencial, no desempenho das aplicações e serviços que necessitam de Internet. Este projeto ainda se encontra numa fase inicial, no entanto já conta com a colaboração de empresas como a Apple, Google, Microsoft e Mozilla.

Até ao momento, o programador contava com duas formas de alcançar um consumidor através de uma aplicação: uma a partir do desenvolvimento de uma aplicação que necessita de ser instalada no computador, garantindo a compatibilidade com o sistema operativo do utilizador final, e outra através da criação de uma aplicação com base no JavaScript, sendo esta executada na Internet através de um browser.

Após uma época de concorrência entre as empresas mencionadas, estas chegaram a um acordo para trabalhar em conjunto para a construção desta norma, que vem atuar como terceira via em relação aos procedimentos já existentes, funcionando como um meio de uniformização de compatibilidades entre as aplicações e os browsers.

De acordo com a Cnet, o WebAssembly deverá garantir a compatibilidade com a maioria dos browsers, através da conversão da lógica dos componentes em código binário, usando várias linguagens de programação, como por exemplo, o C e C++. Este código será capaz de ser executado com o suporte do motor JavaScript, incorporado no browser.

Esta tecnologia, poderá facilitar a introdução de várias aplicações na Internet, que até ao momento seriam extremamente difíceis de executar, como por exemplo, jogos online, edição de vídeo e emulação de aplicações de desktop completas.

Fonte: Exame Informática

Compartilhar Esse Post