BrainPrint – A nova “Password”

Investigadores afirmam que os computadores são capazes de reconhecer as ondas cerebrais do utilizador, aplicando pequenas alterações poderão passar a ser utilizadas como passwords. Na Universidade de Binghamton, onde está a ser realizada a investigação, é demonstrado que o PC (Personal Computer) pode de certa forma ser “treinado” para identificar o utilizador com base nas suas ondas cerebrais de reação a certas palavras.

O Tech Crunch afirma que com esta descoberta será o fim das passwords como as conhecemos. O BrainPrint é uma impressão digital cognitiva, onde os sinais enviados pelo nosso cérebro são únicos para cada pessoa. O estudo do BrainPrint teve como origem a análise das ondas cerebrais de 45 voluntários que liam acrónimos como FBI ou DVD, foram escolhidas palavras que fossem tidas como de senso comum, pois os investigadores tinham como foco aceder à memória semântica.

O objectivo desta investigação é monitorizar as reações cerebrais a cada conjunto de letras e, com a recolha e análise dos dados, foi desvendado que o cérebro de cada utilizador reage de forma única. Logo, o computador poderá ser programado para reconhecer estes padrões, apresentando uma eficiência de 94%.

As impressões cerebrais poderão vir a ser usadas como passwords e, ao contrário das impressões digitais, têm a vantagem de serem maleáveis.

Fonte: Exame Informática

Compartilhar Esse Post