Confira os conselhos da Kaspersky Lab, para poder ir de férias, de uma forma segura, com os seus dispositivos móveis.
Ser vítima de uma infecção por malware, fraude ou qualquer outro tipo de ataque é já por si um problema sério, mas torna-se ainda mais grave quando viajamos e não dispomos dos recursos habituais que temos em casa. A Kaspersky Lab oferece alguns conselhos para umas férias seguras.
Se vai levar consigo de férias dispositivos que contenham dados importantes – smartphone, tablet ou portátil – assegure-se de fazer uma cópia de segurança antes de ir e que essa cópia permaneça em casa. Desta forma, se o portátil for roubado ou perdido, terá uma cópia segura com todos os seus dados.
Para dispositivos móveis, instalar algum sistema anti-roubo que inclua geolocalização de dispositivos por GPS e aplicações de protecção anti-roubo, para facilitar a localização dos mesmos. Além disso, devemos ter em conta que existem muitos números que não devemos esquecer.
Números de emergência, prefixos telefónicos (se for para o estrangeiro), números de informação para as reservas de hotel e voos, etc. Não há qualquer garantia de que vá ter uma ligação à todo o tempo, pelo que deveria fazer uma lista por escrito destes contactos ou uma lista no seu dispositivo móvel ou computador. Se tiver filhos, assegure-se de que eles e o resto das pessoas que viagem consigo conhecem pelo menos os números de emergência.
Por último, a Kaspersky Lab recomenda que não use ligações Wi-Fi públicas. Nem sequer as disponíveis no quarto do hotel, a não ser que esteja encriptada e protegida por password.
Fonte: PCGuia