O estudo “Mobility Survey 2014” da CIONET avaliou as tendências de mobilidade nas empresas nacionais e concluiu que a maioria pretende aumentar ou manter o orçamento disponível face ao ano anterior.
O “Mobility Survey 2014”, estudo realizado pela CIONET junto de 49 responsáveis de empresas nacionais – da área do IT, da administração pública, dos serviços e das engenharias, entre outras – aferiu as principais tendências da mobilidade no mercado empresarial português. Das empresas inquiridas, a maioria irá, ainda em 2014, aumentar (55%) ou manter (43%) o orçamento disponível para investimento em mobilidade, face a 2013.
Da amostra consultada, mais de metade das empresas (57%) referiram ter uma estratégia de mobilidade implementada. Esta decisão está maioritariamente relacionada com imposições do sector de negócio onde estão envolvidas (90%), e também com necessidades relacionadas com os clientes (60%), indicações do departamento de TI (30%), necessidades dos colaboradores (32%) ou dos fornecedores (4%) ou, por fim, aspectos ligados à concorrência (8%).
Quando questionados acerca dos serviços/aplicações móveis mais utilizadas na empresa, os inquiridos estabeleceram uma clara ordem de prioridades. Em primeiro lugar, o acesso ao e-mail, que surge como o serviço mais usado (92%), seguido de ferramentas de colaboração (47%), suporte às vendas (34,5%) e suporte ao cliente (34,5%). Depois, podem encontrar-se as ferramentas de consulta e edição de documentos (32,5%), ferramentas de ERP (22,5%) e de CRM (20,5%).
Apesar destes dados, o estudo da CIONET concluiu que a grande maioria das empresas (69%) continua a adoptar abordagens tradicionais face a iniciativas de mobilidade. Esta é adoptada apenas como resposta ao que o mercado procura – apenas 31% das empresas inquiridas aposta em iniciativas inovadoras. No entanto, de um total de 49 entrevistados, 13 colocam a mobilidade no Top 3 de prioridades (27%) e 17 a referem-na como uma das suas cinco principais preocupações (35%).
Fonte: ITChannel