Como escolher o seu Software de Gestão

Nas empresas atuais, o software de gestão deve ser o verdadeiro centro de operações, constituindo em si o núcleo e o esquema funcional da organização administrativa. O software de gestão é acima de tudo uma importante ferramenta de trabalho, com características essenciais de integração e parametrização, por isso na hora da escolha do mesmo deve ter alguns pontos em consideração. 

A primeira questão que, por norma, nos surge é se um software de gestão é muito caro ou se será um investimento que valerá a pena?

Tente acima de tudo não se esquecer dos benefícios que o software trará a toda a sua estrutura organizativa da empresa. Pense nesta ferramenta como um investimento e não como um custo.

Após essa reflexão, deverá determinar quais as necessidades reais da sua empresa e quais os recursos que o software lhe oferece. Será benéfico para si procurar assessoria neste campo, procurando empresas com profissionais capazes de ajudá-lo a escolher o melhor software para si e para a sua empresa.

Quando tiver à sua disposição um leque de opções, derivado desse aconselhamento por profissionais, deverá verificar se as funcionalidades do produto poderão satisfazer as suas necessidades. Acima de tudo, deverá ter em conta se a aplicação desta solução no seu negócio lhe trará:

  • Redução de custos;
  • Diminuição do tempo despendido em certas operações;
  • Aumento da eficiência no atendimento aos seus clientes;
  • Aumento de competitividade.

Tenha em atenção que cada solução poderá ser flexibilizada e parametrizada de forma a servi-lo eficientemente.

É sabido que a Legislação Tributária sofre constantes mudanças, como tal, é necessário que tanto o software escolhido como a empresa que lhe prestará os serviços de manutenção sejam rápidos e flexíveis quando existirem mudanças repentinas. Certifique-se que o produto será sempre adaptado à legislação e que terá atualizações constantes, em função das alterações legais.

Outro fator bastante importante é a rastreabilidade do software.
A solução escolhida deverá oferecer condições de rastreabilidade, ou seja, deve disponibilizar aos administradores do sistema ferramentas que permitam identificar que utilizador realizou determinada operação.

Posteriormente a todas estas reflexões e análises, trate de fazer uma análise mais profunda da empresa que lhe irá implementar o software. Deverá ter confiança nos consultores que irão fazer a implementação e manutenção do seu software. Não se esqueça que o software de gestão será utilizado para elevar o nível de gestão dentro da sua empresa, como tal, é necessário que a empresa que o irá apoiar em todo o processo esteja conectada com os seus objetivos.

Não se deixe iludir pelos preços mais baixos, apesar de serem tentadores podem implicar pouca experiência da empresa na aplicação de softwares. Pesquise o historial da empresa que pretende contratar, veja os testemunhos de clientes, analise o site e páginas nas redes sociais da empresa, de forma a entender a relação desta com o cliente e a sua preocupação em criar valor para os mesmos.

Posto isto, visite as nossas páginas no Facebook, Google+ e Linkedin, não esquecendo o nosso site, recorrentemente atualizado com novos conteúdos, e constate que podemos ser nós a otimizar o seu negócio!


Tatiana Santos
Inforestilo – Departamento Marketing

Compartilhar Esse Post