5 Tecnologias Pessoais com Futuro Impacto na Empresa!

A Gartner acredita que “wearables”, realidade virtual e aumentada e uma nova geração de apps vão ter um grande influência nas organizações.

Estimativas da Gartner dizem que a despesa em tecnologias pessoais alcance os 2,7 mil milhões de dólares em 2019, à escala mundial Brian Blau, vice-presidente de pesquisa da da Gartner, identifica cinco tecnologias pessoais que vão fazer parte dos ambientes empresariais nos próximos anos.

Realidade aumentada e virtual

Como ficou demonstrado na CES de 2016 ano, os fornecedores de dispositivos e grandes proprietários de plataformas, como a Google e a Microsoft, estão a investigar a comercialização de tecnologias como a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (VR) para potenciar as experiências associadas a dispositivos como smartphones, e também para encontrar oportunidades com outros equipamentos (como os capacetes virtuais).

Se é certo que a penetração destas tecnologias no âmbito pessoal consumidores supera a sua presença no mundo empresarial, as soluções AR estão a entrar no mundo dos negócios.

“Uma experiência de integração total do utilizador permite obter um compromisso mais profundo no lugar de trabalho e abrir a porta a mudanças de comportamento”, afirma Blau.

“Wearables”

Desde as câmaras aos ecrãs nos capacetes de realidade virtual, de sensores a sapatos inteligentes, os chamados “wearables”, dispositivos corporais ou de vestir, deverão invadir com potencial o mundo corporativo.

A Gartner também prevê que as tecnologias vão evoluir e modificar-se na procura da optimização das suas prestações, e também devido à adaptação tendo em conta as necessidades do utilizador a partir de dispositivos móveis.

Sensores de IoT pessoais

Novos dispositivos preparados para IoT deverão abrir oportunidades de negócio em áreas como manutenção preditiva ou apoio à automatização. A Gartner acredita que, em 2018, haverá seis milhões de “coisas” conectadas a precisar de suporte.

Assistentes pessoais virtuais e “bots”

A utilização de aplicações móveis está a estabilizar. Os dowloads já atingiram o máximo e os utilizadores já têm as apps que querem e precisam. O mercado não vai desaparecer de um dia para o outro mas as interfaces vão esvaziar-se e dar lugar a novas técnicas de interacção.

Está prestes a eclodir uma nova experiência integrada, defende Blau. No futuro, as apps vão informar através de um assistente pessoal virtual ou, simplesmente, vão estar ocultas enquanto as interfaces estão mais integrados no interior do fluxo total de conteúdos.

Os assistentes vão transformar-se em conexões vitais para o consumidor e, mais tarde, os utilizadores da empresa vão simplificar o acesso às apps, dados e conteúdos.

Tecnologias de visualização avançada

A Gartner estima que as câmaras vão continuar a ser uma prioridade para os fornecedores de telemóveis. A integração de focagem automática avançada e de múltiplas lentes, com diferentes capacidades, vão ser tendência ainda este ano ou no próximo, acompanhadas por muitas apps com potencial para entrar no mundo da empresa.

Por exemplo, os assistentes digitais nos pontos de venda vão reconhecer os indivíduos pelos traços da cara e através da voz para optimizar a experiência em loja. O consumo de vídeo continuará em alta, em especial através do telemóvel, potencial que será aproveitado em ambientes de colaboração, por exemplo.

Fonte: Computer World

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