O E-commerce, ou comércio eletrónico, tem vindo a progredir nestes últimos anos com a tendência das tecnologias móveis.
As organizações que iniciaram a sua atividade de negócio neste setor já começaram a utilizar vários tipos de estratégias para atrair o cliente para as suas lojas online. No entanto, como este setor é relativamente recente ainda existem alguns métodos por explorar, como é o caso do Blog corporativo.
O Blog é uma ferramenta fácil de produzir e utilizar, é possível criá-lo com pouco ou até mesmo nenhum conhecimento de programação web.
Enquadra-se na estratégia de marketing de conteúdo e tem características que se adaptam perfeitamente às necessidades de qualquer empresa, uma vez que facilita a comunicação interna e externa.
A sua implementação nos sites corporativos demonstrou resultados significativos com retorno positivo. Em consequência, um número significativo de empresas introduziu esta estratégia no seu plano de negócios.
Já no caso do E-Commerce esta situação não se verifica. É raro encontrar uma loja online que tenha uma seção dedicada à divulgação de conteúdos.
O conceito de loja online foi até agora considerado como um espaço digital exclusivo para a realização de transações comerciais.
As empresas aplicam os seus esforços em fatores que atraiam o cliente, quer seja nas funcionalidades do site ou na qualidade da prestação do serviço.
No entanto, como estas estratégias estão diretamente relacionadas com a satisfação do cliente, em pouco tempo a concorrência adotou este método.
O comércio online tornou-se bastante competitivo em pouco tempo e as empresas vêm-se numa corrida para encontrar elementos que as distingam.
Uma das estratégias que as empresas poderão aplicar é o Blog corporativo associado à sua loja online.
Conheça quais os benefícios a curto e longo prazo da implementação de um Blog!
Atraí Tráfego para a Loja Online
O investimento na produção de conteúdo de qualidade por si só estimula os clientes a visitarem a loja online, mas existem outros fatores que a favorecem apenas pela divulgação dos artigos.
Conforme se vão acrescentando novos conteúdos são adicionadas novas páginas ao site da empresa. Quanto mais páginas com conteúdo interessante existirem, melhor será a relação com os motores de busca como o Google, o Bing, Yahoo, etc.
A quantidade de páginas, assim como de visitas, influencia diretamente o ranking do site nos motores de busca, ou seja, quanto maior for o volume de páginas e consequentemente de visitas melhor será o seu posicionamento. Esta situação aumenta a probabilidade de um cliente escolher a loja online, pois fica mais fácil de ser encontrado nas pesquisas online.
Para conseguir resultados ainda mais eficazes é necessário aplicar algumas estratégias de marketing, como por exemplo, a empresa não se pode limitar à publicação de um artigo de forma esporádica, deve ser definido com que frequência os conteúdos são divulgados e o recomendado é que seja feito de forma regular, por exemplo, uma vez por semana.
É uma estratégia que exige algum tempo e dedicação, no entanto a médio/longo prazo traz resultados bastante favoráveis para a empresa.
Outra forma de conseguir mais tráfego é colocar links nos artigos para outras páginas com os produtos ou serviços da própria loja.
Incentiva o Cliente a Realizar Compras na Loja Online
Caso seja uma empresa que tenha iniciado a sua atividade exclusivamente no espaço online, esta ainda não tem nenhuma presença estabelecida no setor em que exerce a sua atividade.
Uma forma de se dar a conhecer é precisamente com a implementação de um Blog.
Publicar artigos que demonstram conhecimento sobre os produtos ou serviços comercializados é uma forma de ganhar a confiança dos clientes e os convencer a realizarem compras na loja.
Geralmente os temas mais abordados são sobre produtos recentes, entrevistas com clientes satisfeitos ou produtos que ainda vão ser lançados pela empresa, mas existe a liberdade para escolher qualquer tópico.
O Blog deve ser essencialmente interessante, educacional e mostrar autoridade a respeito dos produtos ou serviços que se vende.
Ajuda a Empresa a Ganhar Destaque nas Redes Sociais
Existem várias redes sociais onde a empresa pode construir a sua imagem, como por exemplo o Facebook, Google+, LinkedIn, Twitter, entre outros.
Para conseguir notoriedade nas redes sociais a empresa deve partilhar, além dos produtos e serviços que vende, artigos e notícias referentes aos mesmos.
A divulgação de conteúdo com valor para o potencial cliente incentiva-o a seguir as redes sociais e até mesmo a realizar uma ou mais compras.
Revela a Personalidade da Empresa
A criação de uma personalidade para a empresa é um dos passos mais importantes em termos de comunicação feita ao público-alvo.
A empresa define o seu carater em função das necessidades do seu cliente para conseguir criar uma ligação forte e duradoura.
O Blog oferece a oportunidade às empresas de revelarem a sua personalidade mediante os tópicos partilhados e fortalecerem a ligação comercial com o cliente.
Aumenta a Base de Dados
A empresa, ao publicar conteúdos que vão de encontro às necessidades do cliente, aumenta a confiança destes em relação aos serviços prestados e produtos comercializados.
Esta predisposição deve ser aproveitada para aumentar as bases de dados dos clientes utilizando algumas estratégias de marketing, como por exemplo, a empresa deve disponibilizar a assinatura feed através do e-mail ou então um link para subscrever à newsletter, desta forma os leitores recebem atualizações frequentes, quer sejam os artigos, notícias ou até mesmo de campanhas promocionais.
O mercado encontra-se cada vez mais competitivo, sobretudo no comércio digital.
Grande parte das empresas deseja crescer a longo prazo, assim sendo é importante procurar por novas estratégias que façam a distinção da concorrência, sem nunca esquecer a satisfação e necessidades do cliente.
Os atuais consumidores procuram constantemente por informação para os ajudar a tomar uma decisão final sobre determinado produto ou serviço.
Se a empresa disponibilizar essa mesma informação de forma detalhada poderá influenciar positivamente a decisão de compra.
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Ana Mateus
Departamento de Marketing