De acordo com o Decreto-Lei nº 98/2015, a adoção do sistema de inventário permanente é obrigatória para quem, cumulativamente: tem sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português; dispõe de contabilidade organizada; tem um volume de negócios superior a 100.000€.
Ainda antes da chegada desta obrigatoriedade, já as produtoras de software de apoio à gestão se dedicavam à construção de ferramentas de gestão de armazéns e inventário. Mostrando-se focadas no desenvolvimento de aplicações móveis.
Mas quais os motivos que levam ao desenvolvimento destas soluções? Que vantagens traz a mobilidade à gestão de armazéns?
Informação em tempo real para a tomada de decisão
A função base de uma aplicação de gestão de armazéns é manter um registo detalhado, atualizado e sem erros de todo o produto que sai ou é devolvido ao armazém.
As aplicações móveis permitem constante recolha de informação, acessibilidade e relatórios, características que apoiam a tomada de decisão.
Aceleração de processos e cortes na burocracia
Partindo da leitura dos códigos de barras, o tempo gasto nos processos de registo e conferência de stocks é reduzido. As listas de produtos podem ser diretamente alteradas e validadas no dispositivo móvel, e não é necessário travar a atividade da empresa para efetuar a contagem de stock.
Quando as informações sofrem alterações no escritório, os colaboradores do armazém têm-lhe acesso automatico, tratando de imediato das encomendas pendentes.
Ligação a ERP
Integrar todos os processos é sempre uma vantagem. São muitas as soluções de gestão de armazéns disponíveis no mercado, que ligadas a um ERP, permitem um maior controlo, verificação das condições dos negócios, análises, entre outros.
Redução de erros humanos e baixos custos
Os processos associados à inventariação e à expedição, receção e recolha de produtos e encomendas são tipicamente assentes no preenchimento manual de formulários e documentos. A sua automatização traz a redução de erros e rapidez de preenchimento.
Adicionalmente, evitar as impressões e o gasto de papel, bem como utilizar dispositivos a preços acessíveis, tornam as soluções apetecíveis e vantajosas para muitas empresas.
Melhorias no serviço ao cliente
A prioridade é sempre o serviço ao cliente. Gozar de uma solução que promove a rapidez no tratamento de encomendas, a anulação de erros e a capacidade de fazer previsões mais assertivas é promover o serviço ao cliente.
Fonte: Artsoft