Como é que a Mobilidade Muda a Gestão de Armazéns?

De acordo com o Decreto-Lei nº 98/2015, a adoção do sistema de inventário permanente é obrigatória para quem, cumulativamente: tem sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português; dispõe de contabilidade organizada; tem um volume de negócios superior a 100.000€.

Ainda antes da chegada desta obrigatoriedade, já as produtoras de software de apoio à gestão se dedicavam à construção de ferramentas de gestão de armazéns e inventário. Mostrando-se focadas no desenvolvimento de aplicações móveis.

Mas quais os motivos que levam ao desenvolvimento destas soluções? Que vantagens traz a mobilidade à gestão de armazéns?

Informação em tempo real para a tomada de decisão

A função base de uma aplicação de gestão de armazéns é manter um registo detalhado, atualizado e sem erros de todo o produto que sai ou é devolvido ao armazém.

As aplicações móveis permitem constante recolha de informação, acessibilidade e relatórios, características que apoiam a tomada de decisão.

Aceleração de processos e cortes na burocracia

Partindo da leitura dos códigos de barras, o tempo gasto nos processos de registo e conferência de stocks é reduzido. As listas de produtos podem ser diretamente alteradas e validadas no dispositivo móvel, e não é necessário travar a atividade da empresa para efetuar a contagem de stock.

Quando as informações sofrem alterações no escritório, os colaboradores do armazém têm-lhe acesso automatico, tratando de imediato das encomendas pendentes.

Ligação a ERP

Integrar todos os processos é sempre uma vantagem. São muitas as soluções de gestão de armazéns disponíveis no mercado, que ligadas a um ERP, permitem um maior controlo, verificação das condições dos negócios, análises, entre outros.

Redução de erros humanos e baixos custos

Os processos associados à inventariação e à expedição, receção e recolha de produtos e encomendas são tipicamente assentes no preenchimento manual de formulários e documentos. A sua automatização traz a redução de erros e rapidez de preenchimento.

Adicionalmente, evitar as impressões e o gasto de papel, bem como utilizar dispositivos a preços acessíveis, tornam as soluções apetecíveis e vantajosas para muitas empresas.

Melhorias no serviço ao cliente

A prioridade é sempre o serviço ao cliente. Gozar de uma solução que promove a rapidez no tratamento de encomendas, a anulação de erros e a capacidade de fazer previsões mais assertivas é promover o serviço ao cliente.

Fonte: Artsoft

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