Multibanco. Mais Compras no Primeiro Trimestre do Ano!

Houve mais compras e mais levantamentos com cartões multibanco no primeiro trimestre de 2016, do que em igual período de 2016.

No primeiro trimestre deste ano as compras pagas com cartão multibanco ascenderam a 7,9 milhões de euros, face a 7,3 milhões primeiro trimestre de 2015, de acordo com os últimos dados da SIBS, que frisa que, “deste total, 5% foram pagos com cartões estrangeiros”.

Apesar deste aumento de valor de compras pagas com cartão, de acordo com o Banco de Portugal, no seu documento “Indicadores Coincidentes”, “o consumo privado registou uma ligeira diminuição, após a relativa estabilização observada ao longo de 2015”.

Nesse caso, a explicação poderá ser encontrada no Inquérito Qualitativo de Conjuntura aos Consumidores, do Instituto Nacional de Estatística (INE), que dá conta que “a evolução dos preços aumentou nos últimos três meses, de forma mais acentuada em março, interrompendo a tendência descendente iniciada em maio de 2012”.

Além disso, de acordo com o INE, o volume de negócios no comércio subiu 3,5% em fevereiro face a fevereiro de 2015, e o emprego no retalho subiu 2,6%.

Comerciantes

João Vieira Lopes, presidente da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (CCP) diz: “nota-se um ligeiro aumento no consumo, mas nada significativo, nem sequer se pode dizer que é um crescimento consolidado”.

“As empresas não estão muito animadas, estão muito mais prudentes”, acrescentou. “Temos sentido alguma animação no setor alimentar e restauração, o que é normal quando os rendimentos das famílias sobem 15 a 20 euros, mas com esse valor não vão comprar nenhum BMW. Melhorar só mesmo o alimentar e um pouco o têxtil”.

Quanto aos pagamentos com cartões estrangeiros, João Vieira Lopes afirma que faz todo o sentido, “face ao crescimento do turismo, que com a instabilidade que se vive em algumas partes do mundo os turistas estão a escolher Portugal e os empresários estão a saber aproveitar esta oportunidade”.

Os levantamentos em caixas multibanco, no primeiro trimestre foram de 13,7 milhões de euros face a 13,2 milhões em igual período do ano passado, e 3% foram efetuados com cartões estrangeiros.

A SIBS salienta ainda que no mês de julho de 2015, quando a Rede Multibanco atingiu um recorde mensal alcançando um total de 210 milhões de operações processadas, 5% dos levantamentos e 7% das compras foram efetuados por cartões bancários de estrangeiros. 

Fonte: Dinheiro Vivo

Compartilhar Esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email