A formação contínua, mais do que uma obrigação legal, deve ser endereçada como um investimento na produtividade dos seus recursos e rentabilidade do seu negócio.
Conheça aqui as 5 Razões para investir na Formação dos seus Colaboradores:
1. Produtividade
A qualificação de um profissional tendencialmente reduz o tempo despendido na concretização de uma tarefa e aumenta a qualidade de execução da mesma, tornando o trabalhador mais produtivo e rentável.
2. Atualização
Com as constantes atualizações tecnológicas, legais e mesmo sociais, é necessário reajustar processos/tarefas a novas realidades, sendo a formação uma oportunidade para reavivar conhecimentos e adaptar tendências.
3. Diferenciação
Um profissional qualificado e atualizado é uma garantia para a empresa, servindo de referência na reestruturação de processos internos e selo de qualidade no contacto externo.
De relembrar que a formação contínua pode incluir temáticas de desenvolvimento pessoal, como o coaching ou a PNL-Programação Neurolinguística, ajudando o colaborador no desenvolvimento de uma atitude positiva com o próprio e com o outro.
4. Inovação
Aprender e atualizar conhecimentos promove a criatividade e pensamento crítico, o que aplicado a processos/tarefas ou mesmo produtos, cria novas oportunidade de desenvolvimento interno, visão de negócio, abordagens de venda, etc.
5. Networking
Cada contacto do seu colaborador serve de espelho à organização, pelo que a participação em ações de formação (principalmente quando numa estrutura externa) é também uma oportunidade de networking, onde pessoas com determinado interesse se juntam podendo contribuir para novas ideias/processos e inclusive oportunidades de negócio.
Para maximizara rentabilidade da formação dos seus colaboradores já existem soluções tecnológicas – como o ARTSOFT Gestão de Formação – que além de garantirem a formação contínua (uma obrigação legal prevista no art. 131º Código do Trabalho), permitem ainda uma visão global das necessidades formativas dos seus colaboradores, facilitando a gestão das 5 razões para investir na formação dos seus colaboradores enunciadas neste artigo.
Fonte: Artsoft