O Natal é o período mais esperado pelas empresas que exercem atividade no comércio eletrónico.
É nesta altura que a procura por informações de produtos ou serviços nas plataformas online aumenta e, devido aos avanços tecnológicos neste setor, verifica-se cada vez mais o acesso às lojas virtuais, assim como aumento do número de encomendas feitas por parte dos consumidores, resultando num aumento de faturação no retalho.
As empresas que, ao longo do ano, não conseguiram alcançar um desempenho que fosse de encontro aos objetivos estabelecidos quanto ao volume de vendas poderão vir a recuperar com a época natalícia.
Para que a empresa consiga uma maior eficácia quanto às vendas realizadas via online, a loja virtual terá que ser restruturada. Deverão ser utilizadas técnicas que permitam dar maior destaque ao site e facilitem o processo de decisão de compra do consumidor.
Seguidamente serão mencionadas algumas sugestões de como preparar a sua loja online para este natal.
Utilizar Palavras-Chave Corretas
Desenvolva todo o conteúdo que se encontra na loja virtual, incluindo os títulos e os subtítulos, com palavras-chave que identifiquem o segmento em que se insere e garantam destaque nos motores de busca.
Atualize as Fotos dos Produtos
Se a sua loja não mudou de fotos durante o ano, esta é a melhor altura para o fazer.
Aproveite para realçar os melhores ângulos de cada produto e captar cenas diferentes para assim atrair a atenção dos clientes.
Descrições Diferenciadas e Únicas
A descrição de um produto é dos elementos mais importantes de uma loja online. Uma descrição diferenciada e única poderá determinar se o consumidor irá concretizar compras na loja online em questão.
Vídeos com a descrição dos produtos poderão vir a ser uma mais-valia para o site, visto que têm um maior impacto visual nos consumidores.
Rever Políticas de Privacidade
No E-Commerce é essencial garantir a segurança do cliente, logo o empresário deverá rever todas as políticas da loja online, detalhar os valores da empresa e garantir o compromisso de atendimento de qualidade, assim como a entrega dos produtos.
Salientar Formas de Contacto
No topo da loja online devem ser apresentados todos os contactos da empresa. A empresa ao demonstrar ser disponível e ativa ajuda a fortalecer a credibilidade da loja.
Atualizar Redes Sociais
Nesta altura do ano, as redes sociais são uma grande referência para os consumidores que procuram informações – como por exemplo promoções, reputação das empresas, entre outras – auxiliando-os na tomada de decisão quanto ao processo de realização de compras.
Posto isto, para os empresários usufruírem de todas as vantagens que as redes sociais dispõem deverão mantê-las sempre atualizadas, criando publicações com links e imagens que encaminhem para a loja virtual.
Incentivar Assinatura Newsletter
Para conquistar leads de qualidade, com vista à construção de um relacionamento duradouro, nesta época recomenda-se a oferta de descontos especiais aos potenciais clientes que se inscrevam na newsletter.
Oferta de Portes Grátis ou Entrega Agendada
O mercado encontra-se em constante mudança, a procura por ofertas diferenciadas e inovadoras aumenta exponencialmente, principalmente na época natalícia.
Caso a empresa tenha capacidade para tal, e para se diferenciar da concorrência, poderá realizar ofertas de portes, de compras realizadas acima de um determinado valor, ou até mesmo a possibilidade de efetuar entregas agendadas.
Pagamentos em Prestações sem Juros
No Natal, a maioria dos consumidores desejam comprar muito e gastar pouco.
Uma das formas para conseguir atrair a atenção dos clientes para fazerem compras na sua loja online é a disponibilização de pagamentos em prestações, sem juros.
Atualizar os Banners e Destaques em Promoção
Ao elaborar promoções específicas para o Natal, os banners e os destaques das promoções na loja online devem ser apresentados de forma clara e convidativa, para que os potenciais clientes se sintam aliciados e aproveitem a oportunidade.
Existem várias plataformas online que permitem a criação de lojas virtuais, que já se encontram preparadas para satisfazer as necessidades dos negócios no que respeita à realização de vendas online. Inclusive, já existem plataformas incorporadas em softwares de gestão que permitem reduzir o número de processos das empresas e aumentar a eficácia da das vendas.
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Fonte: E-Commerce News
Ana Mateus
Departamento de Marketing