Já são muitas as novidades que as empresas enfrentam todos os dias, portanto, será sempre bom deter algumas noções de tendências que vieram para ficar e de certas ferramentas que se impulsionarão nos próximos tempos.
Comecemos pela famosa cloud. Já no ano de 2014 se assistiu a uma boa recepção das empresas a esta nova tecnologia, espera-se que no ano de 2015 essa tendência continue e que, praticamente, 70% das empresas nacionais adotem a cloud na sua estratégia. Este fenómeno terá uma tendência crescente já que os empresários continuarão a procurar a flexibilidade proporcionada pelas soluções na cloud.
De certeza que já deve ter reparado nas novas formas de subscrição de softwares de gestão, nomeadamente, o pagamento mensal. Acontece que, com uma concorrência cada vez mais feroz e novas funcionalidades nos softwares, as empresas vêm na diversificação de modelos de licenciamento e de pagamento uma forma de se distanciarem da concorrência. Ou seja, irá ser uma prática recorrente a forma de pagamento por mês e adaptada a cada utilizador. Um outro exemplo dessa personificação passa bastante pela aposta também em softwares de mobilidade, virados para empresas mais voláteis e com muitos processos a decorrer “na rua”.
No que diz respeito aos ERPs, a proliferação do Big Data não terá limites e fará com que as empresas fornecedoras destes softwares tenham de adotar estratégias de computação em memória, ou seja, que possam fornecer dados em tempo cada vez mais real. Para além disso, haverá a extrema necessidade de ERPs mais versáteis e mais integrados com todo o tipo de módulos e ferramentas existentes, permitindo a aproximação de dados de diferentes estruturas e organismos.
A pequena norma do “é o do costume” estará para ficar nas grandes empresas. O CRM terá um papel fulcral na aproximação das empresas aos seus clientes, unindo-se ao ERP como um só. Apenas desta forma os empresários conseguirão fornecer mais-valias para os seus clientes e para os seus negócios.
Por fim, mas não menos importante, as ferramentas de Business Intelligence serão fornecidas de uma forma mais visual e mais simples, facilitando a sua leitura. Dada a crescente procura deste tipo de ferramentas, as empresas começam-se a aperceber da necessidade de maior facilidade de leitura dos dados, apostando na dinamização de layouts mais intuitivos, facilitando a utilização por parte de pessoas menos qualificadas para tal.
Com o estado atual do mercado, será importante tentar estar sempre um passo à frente da concorrência, quer seja a nível de conhecimento como a nível de ferramentas e plataformas que façam parte da estrutura empresarial. Não se deixe ficar para trás e informe-se de modo a manter o seu negócio bem vivo!
Tatiana Santos
Departamento Marketing Inforestilo