À medida que as ferramentas de big data e analítica vão evoluindo, a sua integração com serviços do quotidiano torna-se mais simples e realista. E a Nokia está a tirar partido desta possibilidade.
E se pudesse saber hoje o trânsito que vai haver amanhã de manhã? Ou até à tarde? Esta é a nova proposta da Nokia com a adição de uma ferramenta preditiva ao serviço de mapas e geolocalização HERE. A empresa quis acrescentar mais “inteligência” ao serviço permitindo que os utilizadores possam saber com antecedência qual será o estado do trânsito provável numa determinada hora.
Claro que o trânsito é suscetível de mudanças repentinas – basta um pequeno acidente para condicionar logo um conjunto de vias e para criar vastas filas de carros. Mas o HERE também quer contornar este problema. Através da sincronização com a cloud – entre o PC e o dispositivo móvel por exemplo -, se houver uma alteração significativa no trânsito que o utilizador vai encontrar no percurso escolhido, então o smartphone sugere uma rota alternativa. As previsões do HERE conseguem ir até 12 horas de distância e têm por base mais de 100 perfis de trânsito relativos às vias de circulação.
Fonte: Sapo Tek