Soluções de Gestão na Cloud – Prós e contras

Segundo a consultora Gartner, especializada em TI, até 2020, a localização física dos dados será irrelevante. Com o avanço da tecnologia, as organizações estão a centrar as suas preocupações mais para capacidade de processamento e a segurança dos seus dados do que propriamente com os locais onde está a alojada essa informação.

Neste âmbito as soluções de gestão (ERP’s) ganham uma relevância face a outros aplicativos, uma vez que são fundamentais para as empresas e porque representam normalmente custos mais elevados em actualizações e manutenção.

Com este artigo, não pretendemos de forma alguma passar a ideia que um sistema é melhor que outro ou que todas as empresas devem apostar mais num sistema alojado na “nuvem” face aos sistemas tradicionais instalados localmente num servidor ou vice versa. Queremos sim, salientar os pontos positivos e negativos de ter uma solução de gestão e faturação na “nuvem” para que cada empresa possa escolher de forma consciente.

Prós

1 – Mobilidade

Possibilidade de aceder aos seus dados esteja onde estiver. Basta ter acesso à internet para poder ter acesso aos seus dados de gestão, faturação, contas correntes de cliente, etc., sem precisar de estar no seu escritório. A mobilidade é importante para o gestor, para a força de vendas, técnicos, etc.

2 – Investimento inicial mais baixo

Estas soluções são comercializadas normalmente no formato SaaS (Software as a Service), onde é cobrado ao cliente apenas um valor mensal e em alguns casos uma taxa de activação. Normalmente estamos sempre a falar de valores mais baixos de investimento inicial em comparação com a compra de software.

3 – Redução de custos operacionais

No formato SaaS o cliente apenas paga pelo licenciamento que utiliza. As oscilações no negócio e na estrutura da equipa são acompanhadas pelo valor a pagar de licenciamento. Residualmente, também há um decréscimo de consumo energético, pois deixa de existir uma estrutura de servidores equipamentos de apoio onde estão alojados os sistemas e onde são processados e monitorizados os backups.

4 – Suporte e manutenção centralizados

Com o alojamento do ERP na nuvem, o suporte e a manutenção ficam centralizados, são feitos na nuvem, com padrões de qualidade e eficiência efectivos e em tempo real. Este método representa uma redução de custos e optimiza os processos de manutenção principalmente para empresas com filiais.

5 – Actualizações tecnológicas, funcionais e legais

Num ERP tradicional, alojado localmente, a actualização do mesmo é realizado normalmente máquina a máquina, exigindo tempo e com uma taxa de erros ou falhas relativamente elevada. Com um sistema na “nuvem” este processo realiza-se automaticamente e de forma centralizada.       

Contras

1 – Despesas com subscrição (modelo SaaS)

Os valores de subscrição do serviço não diminuem, o que faz com que o valor pago pelo software ao longo dos anos, acabe por ser muito elevado.

2 – Riscos de segurança

Segurança e confidencialidade dos dados ainda são dois pontos que preocupam os gestores quando são confrontados com a hipótese de passarem os seus dados para a “nuvem”. Apesar das evoluções tecnológicas ainda existem muitas arestas por limar, principalmente do ponto de vistas das médias e grandes empresas.

3 – Limites de customização e integração

Devido à forma como são construídas, a grande maioria dos softwares de gestão na “nuvem” ainda são extremamente estanques em termos de funcionalidades e capacidade de adaptação a necessidades específicas das empresas. São normalmente soluções “fechadas” que não permitem grandes configurações e as empresas têm que se adaptar ao software, nunca o contrário.

4 – Acesso à base de dados

Muitas vezes, pelos mais variados motivos, é necessário importar / exportar dados do seu software (tabelas de clientes, artigos, fornecedores, etc). Nas soluções na “nuvem” este processo nem sempre é simples e muitas vezes depende do fornecedor do serviço e tem custos associados. Este ponto aplica-se também aos backups da informação ou sempre que decide mudar de software e pretende passar os dados de um software para outro.

De acordo com os prós e contras apresentados, esperamos pelo menos ter fornecido informação de valor que lhe permita tomar a decisão acertada de acordo com a sua realidade, com a estrutura da sua empresa e com as suas expectativas.

Fontes: Gartner


João Afonso

Inforestilo – Departamento Comercial

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