Assistência Informática VS Mecânica Auto

Manutenção Informática Preventiva
Já alguma vez pensou porque vai regularmente com o seu carro ao mecânico? Porque é que tem que mudar o óleo sempre que perfaz 15.000 ou 30.000 Km? Porque muda os filtros do ar e do óleo, porque limpa o sistema de ar condicionado?

Todas estas tarefas são realizadas porque existe desgaste de peças, das tubagens, da consistência do óleo, etc. Mas a principal razão, pela qual nunca falta a uma revisão, é porque necessita do carro para o seu dia-a-dia e não quer que ele pare no meio da estrada.

Deste modo, o seu parque informático não tem óleo, nem filtro do ar, nem travões mas tem antivírus, tem sistemas operativos, aplicações de produção, sistemas de back-ups que tem que ser mantidos e verificados para que o seu sistema informático não pare e para que não perca algo de extrema importância para a sua organização: os seus dados informáticos.

A Manutenção Preventiva Informática é o sistema ideal para reduzir ao máximo o número de assistências de cariz corretivo, que acarretam muitas vezes custos elevadíssimos, quer financeiros, quer relacionados com a perda de informação vital. A existência de um plano de assistências preventivas, adaptado a cada parque informático, permite uma maior durabilidade dos equipamentos, maior segurança dos dados, respetivo processamento, e custos operacionais mais baixos.

Este tipo de assistência consiste num trabalho de prevenção de defeitos que possam originar a paragem ou um baixo rendimento ou performance dos equipamentos. Esta prevenção é feita baseada em estudos estatísticos, estado do equipamento, local de instalação, condições elétricas, dados fornecidos pelo fabricante, entre outros. Alguns equipamentos, como os servidores, deverão estar ao abrigo de um plano de assistência preventiva sistemática, ou seja, com uma determinada periodicidade onde se pode planear paragens do sistema para a manutenção e atualizações, estando os utilizadores a contar com essa paragem e planearem o seu trabalho com antecedência ou em alguns acasos planear a intervenção para fora do horário normal de trabalho.

Uma vez mais, reafirmamos que o seu sistema informático também precisa de “revisões periódicas” para “mudar o óleo e as pastilhas dos travões” para que não “pare a meio da viagem” com todos os custos associados.


João Afonso
Inforestilo – Departamento Comercial

Compartilhar Esse Post