Depois da validação das faturas no Portal E-Fatura, que aconteceu em fevereiro, o Ministério das Finanças passou ontem a disponibilizar uma nova página do Portal das Finanças onde os contribuintes podem consultar dados relativamente a taxas moderadoras, propinas e os recibos eletrónicos associados às rendas.
Acendendo ao Portal das Finanças os contribuintes têm agora uma nova página com as informações “que faltavam” para o IRS referente a 2015 e que não estavam presentes no Portal E-Fatura. Esta informação só agora está disponível pois algumas entidades só agora comunicaram informações sobre as faturas.
Para aceder a esta nova página basta que acedam ao Portal das Finanças e depois carreguem em “Novo IRS 2015”.
Para ter acesso à informação devem usar as credenciais que usam para entrar no portal das finanças.
![]() |
Já dentro do portal o contribuinte passa a ter disponível a informação sobre as Despesas Gerais Familiares, Saúde e Seguros de Saúde, Educação e Formação, Encargos com Imóveis, etc.
![]() |
Por exemplo, se vive em casa alugada e pretende ver as importâncias suportadas com rendas, tituladas com fatura ou recibo de rendas eletrónico ou comunicadas por declaração de modelo acessória, então deverá aceder ao item “Encargos com Imóveis”.
![]() |
Dentro do item “Saúde Seguros de Saúde” pode ver informações sobre as taxas moderadoras. Os valores relativos a propinas podem ser consultados em “Educação e Formação”.
De referir ainda que esta nova página apenas apresenta as despesas que foram comunicadas à AT nas quais tenham o contribuinte (referente a cada NIF).
Entre os dias 16 a 31 de março os contribuintes terão a possibilidade de apresenta reclamações à Autoridade Tributária e Aduaneira.
Fonte: pplware