Falta menos de 1 mês para terminar o suporte ao Windows Server 2003! Após 12 anos de existência no mercado, o suporte ao Windows Server 2003 cessará o seu ciclo de vida.
A partir do dia 14 de Julho, o quem se mantiver com esta versão não irá usufruir de mais atualizações e consequentemente não se irá encontrar em conformidade com o sector.
As empresas que ainda se encontrem com o Windows Server 2003 deverão proceder à sua alteração o quanto antes, caso contrário poderá resultar em impactos negativos para o negócio.
Ao migrar para o Windows Server 2012 R2 poderá ser uma mais valia para a empresa, pois desde o lançamento do Windows Server 2003 verificaram-se várias modificações em vários aspectos, como por exemplo, o custo do hardware baixou, as ameaças de segurança reduziram, os sistemas operativos permitem cada vez mais funcionalidades, e por fim houve um aumento de rapidez e trabalho com mobilidade.
A Microsoft divulgou algumas dicas que permitem avaliar a necessidade de alterar o sistema operativo.
Em primeiro lugar a empresa deverá identificar que aplicações e software têm tecnologia ultrapassada, para realizar este passo poderá recorrer à ferramenta Microsoft Assessment and Planning Toolkit, disponível gratuitamente no site da Microsoft.
Seguidamente, deverão ser avaliadas as aplicações e software que terão de migrar para o novo sistema operativo, de forma a que não interfira com o funcionamento da empresa. Caso existam aplicações desenvolvidas à medida é recomendado o contacto com um parceiro da Microsoft.
Prossegue-se para a escolha da solução mais adequada para o modelo de negócio. Poderá ser decidido manter as aplicações locais com um novo servidor (por exemplo, o Windows Server 2012 R2), ou mudar para a Cloud e alojar o servidor numa plataforma (por exemplo, o Microsoft Azure), ou até mesmo fazer uma combinação dos dois.
Por último, deve-se ter em conta que no processo de migração existem várias ferramentas ao dispor, estas poderão auxiliar a transição com um impacto técnico bastante reduzido ou nulo.
No dia 14 de outubro deste ano será a vez de cessar o suporte para o Office 2010 e o SharePoint 2010.
Fonte: Empresas Hoje