Encontramo-nos num mercado cada vez mais competitivo para as empresas, em grande parte devido à constante evolução tecnológica, como a Tecnologia da Informação. Cada vez mais, os factores tecnológicos impulsionam novas estratégias empresariais.
A Tecnologia da Informação ajuda os gestores e os seus colaboradores a automatizar tarefas, rotineiras e morosas, e auxilia no controlo interno de operações. É através de inúmeras ferramentas relacionadas com as TI que muitas vezes se alinham estratégias e direcções, no que toca aos objectivos da empresa. Não será difícil de imaginar, principalmente quando falamos de empresas com um número elevado de colaboradores e processos complexos, que dependem e estão assentes na estrutura informática (hardware e software), necessitam que essa infraestrutura tecnológica responda de forma satisfatória, garantindo níveis de performance adequados a cada actividade e à dimensão da cada empresa.
No entanto, as empresas não devem apenas pensar no investimento inicial, na aquisição de uma estrutura de hardware adequada e de aplicações e softwares próprios para a sua actividade, devem pensar também no suporte e manutenção das mesmas.
A Importância de um bom suporte técnico
O suporte e manutenção ao seu parque informático (hardware e software) deve ser encarado como um “departamento” vital da sua empresa. Se este “departamento” falhar, ou quando não existe um suporte contínuo, o seu negócio vai ser afectado. Por exemplo, podemos falar da situação mais simples e ao mesmo tempo mais critica: Software de Gestão / Facturação (ERP). Se este sistema deixa de estar acessível ou apresenta algum problema, poderá por em causa tarefas tão importantes, como facturação, emissão de guias de transporte, impressão de relatórios indispensáveis para tomadas de decisão, processamento de salários, etc.
Reflita acerca deste tema, analise a sua empresa e verifique se os seus sistemas informáticos têm o suporte adequado, se existe um acompanhamento por parte da equipa de suporte, se, para além das intervenções correctivas, existe consultoria evolutiva do sistema, com um carácter mais preventivo, se a estrutura de salvaguarda de informação (backup de bases de dados e ficheiros) é realizada e monitorizada e se existe um plano para reposição dessa informação.
Analise as suas prioridades, hierarquize por níveis de importância, quais as áreas vitais da sua empresa, e verifique que muitas vezes, ao investir num suporte técnico profissional e experiente, pode evitar problemas mais graves e interrupções na laboração normal da sua empresa com todos os custos associados directa e indirectamente.
Aconselhe-se junto da nossa empresa e da nossa equipa técnica, apostamos na formação dos nossos colaboradores e no contínuo desenvolvimento de capacidades e conhecimentos na área!
Tatiana Santos
Departamento Marketing – Inforestilo