POS é a sigla utilizada para a palavra Point of Sale, ou seja, o ponto de venda onde o cliente paga as suas compras. Já vai longe o tempo em que registávamos tudo à mão. As caixas registadoras chegaram para nos ajudarem na celeridade do processo, mas isso não chegava dada a evolução constante do meio que nos rodeia. Surgiram então os sistemas POS, que realizam o mesmo trabalho da antiga caixa registadora, mas estão assentes na chamada tecnologia informática, que nos permite uma utilização fácil e intuitiva e com inúmeras vantagens.
As vantagens abrangem áreas tão diversas como o momento da venda em si, na gestão do backoffice e com tudo o que tem a ver com a sua empresa. Estes benefícios assentam em três palavras-chave: economia, controlo e eficiência.
As vantagens do sistema POS
Relativamente à economia, falamos de economia em termos monetários e de economia em termos de tempo. Imagine que tem um negócio onde as acções promocionais são constantes, porém, variam bastante ao longo do tempo ou até mesmo ao longo do dia (caso das happy hours), um sistema POS permitir-lha-á gerir automaticamente acções promocionais e/ou situações de cupões de descontos, sem ter de calcular os valores reais transacção a transacção. Para além disso, com um ponto de venda mais rápido e ágil, estará a rentabilizar o tempo dos seus colaboradores, uma vez que estes poderão aproveitar o tempo economizado para realizarem outras tarefas inerentes ao negócio. Melhor ainda, poderão dedicar mais tempo aos seus clientes, o que por ventura aumentará a satisfação dos mesmos e levará a um maior volume de vendas.
Quando falamos em controlo, referimo-nos ao controlo do seu próprio negócio. Caso esteja longe do seu estabelecimento, é relativamente fácil controlar o seu negócio. Imagine o caso de uma cadeia de lojas, o POS permite a solução de acesso remoto o que vai permitir que o gerente acompanhe tudo o que se passa em cada uma das lojas e possa gerir a informação como se estivesse presencialmente em cada uma delas.
Para além do controlo do negócio, existe a vantagem de um rigoroso controlo de stocks. Apesar de ser um módulo opcional no POS, ao adquiri-lo garantirá ganhos em termos de tempo e eficiência, através de, por exemplo, a redução do tempo da realização do inventário. Como seria de esperar, terá de fazer o tal inventário em certas alturas do ano, porém, a tarefa estará facilitada visto que o sistema POS gere o inventário em tempo real e controla as compras efectuadas. Invariavelmente, proporciona vantagens ao nível da gestão de encomendas, sabendo sempre o que precisa de comprar e em que quantidade.
Por fim, falemos da eficiência. Poucas pessoas sabem, até adquirir um sistema POS, que este sistema tem a função de leitura de códigos de barras para registar produtos e verificar preços. Uma caixa registadora comum nunca poderia fazer tal função. E com esta funcionalidade do POS o seu negócio ganha bastante tempo, acredite. Isto porque a transacção é feita muito mais rapidamente, traduzindo-se numa maior eficiência no que diz respeito ao atendimento.
A todas estas vantagens referidas, junte ainda a possibilidade de poder ter equipamentos periféricos ligados ao sistema POS, o que permitirá poupar tempo no momento da adopção do sistema e da portabilidade dos referidos dados.
Caso pretenda um sistema POS, contacte-nos e obtenha um orçamento para o mesmo!
Tatiana Santos
Departamento Marketing – Inforestilo