QUAL A IMPORTÂNCIA DA CLOUD NAS EMPRESAS ?

Com a cloud computing a ser usada por empresas em todas as indústrias e atuando como uma facilitadora da transformação digital podemos entender a importância de incorporar estratégias do tipo em sua empresa.

Afinal, a TI é parte integral de qualquer negócio e sem ela você não pode acompanhar seus concorrentes. Todavia, é muito caro configurar um escritório com todos os equipamentos e servidores de TI necessários.

É aí que entra a nuvem, simplificando instalações e reduzindo custos. Hoje você vai entender porquê e como integrar cloud computing na sua empresa.

O que é cloud computing?
Cloud computing é uma expressão para a entrega de serviços hospedados pela internet. A nuvem permite que as empresas consumam recursos tecnológicos em vez de construir e manter infraestruturas próprias.

A nuvem traz vários benefícios para os negócios:

autoatendimento: utilizadores finais podem gerar recursos de computação para quase todo tipo de carga de trabalho procurado, eliminando o papel tradicional dos administradores de TI;
elasticidade: as empresas podem crescer à medida que as necessidades tecnológicas aumentam, não precisando investir maciçamente em infraestruturas que podem ou não permanecer ativas;
pagamento por utilização: os recursos de cloud computing são medidos num nível granular e as empresas pagam apenas por aquilo que consomem.
Como a cloud computing é utilizada?
A cloud computing é dividida em três grandes categorias: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS). Os fornecedores de IaaS, fornecem uma instância de armazenamento e APIs que permitem aos usuários migrar cargas de trabalho inteiras para uma máquina virtual. No modelo PaaS, os fornecedores de nuvem hospedam ferramentas de desenvolvimento em suas infraestruturas.

Já o SaaS é um modelo de distribuição que oferece aplicações de software pela internet, ou serviços da web. Os utilizadores podem aceder a partir de um qualquer local usando um computador ou dispositivo móvel. Um exemplo comum de SaaS é o G Suite.

Quais são os principais serviços de cloud e suas aplicações?
A nuvem pode ajudar a sua empresa de diversas maneiras. Por exemplo, a segurança de dados na nuvem da Google é um dos métodos de gestão de dados mais seguros disponíveis. Somente as pessoas que você autoriza que acedam aos seus dados o farão e você tem como configurar e personalizar o acesso para responder às suas necessidades empresariais.

Os seus dados não estão apenas seguros na nuvem, eles estão de fato protegidos. Com vários locais de armazenamento físico, a sua informação estará sempre salvaguardada mesmo que ocorra um desastre. Com servidores físicos em sua localização isto poderia não ser o caso.

Além disso, ter uma arquitetura baseada na nuvem para o seu negócio torna mais fácil e económico administrá-lo. Porque isso permitirá que você tenha acesso a recursos do seu negócio a partir de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, o que é muito importante no mundo de hoje.

Os servidores podem ser transferidos para a nuvem, assim como a virtualização deles pode ser feita com seu auxílio. Os softwares que você mais usa, como ERP e CRM, também. Além disso, você pode utilizá-la para automatizar tarefas e simplificar os fluxos de trabalho em seu negócio.

Ferramentas avançadas como o Cloud Machine Learning Engine, por exemplo, estarão do lado da sua empresa no acompanhamento de resultados e correção de anomalias. E optando por uma coleção completa de produtos e serviços na nuvem a sua empresa consegue economizar, tornar-se mais produtiva e inovar incorporando estratégias de cloud computing.

Compartilhar Esse Post