Como a tecnologia na nuvem pode ajudar a apoiar a recuperação econômica?
Passado mais de um ano desde o início da pandemia, as empresas precisam preparar-se para a retoma econômica. Sem dúvida, investimentos em estratégias de transformação digital e adaptação às novas condições, são essenciais neste momento, e a tecnologia em nuvem é um componente primordial.
Para as empresas que procuram recuperar-se a curto prazo e acelerar a sua trajetória de crescimento a longo prazo, as experiências impulsionadas pela tecnologia podem ajudá-las a melhorar a competitividade, otimizando os serviços e aumentando a lucratividade enquanto remodelam as experiências do cliente.
A computação em nuvem, além de fornecer a infraestrutura ideal para suportar todas estas iniciativas, ainda ajuda na redução dos custos, automatização de processos e melhoria da segurança da informação. Saiba como a seguir!
Transição perfeita para o trabalho híbrido
A ascensão do regime de trabalho híbrido é apontada como uma das principais tendências do mundo pós-COVID-19.
Este movimento de descentralização da força de trabalho, tem gerado benefícios e oportunidades que podem ajudar na recuperação econômica das empresas.
Por exemplo, estes novos modelos de trabalho tendem a melhorar a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade. Além disso, esta estratégia permite que as empresas possam reduzir custos com locação de espaços, mobiliário, etc.
Neste sentido, a tecnologia em nuvem é uma grande aliada, visto que possibilita o acesso a dados e aplicações a partir de qualquer lugar com acesso à internet.
Além disso, as aplicações de comunicação e produtividade baseadas na nuvem otimizam a colaboração e permitem uma gestão eficaz, com acompanhamento da evolução dos trabalhos em tempo real.
Escalabilidade para as mudanças necessárias
A escalabilidade da tecnologia em nuvem é um de seus maiores benefícios, e um recurso particularmente relevante numa fase de retoma da economia.
De fato, a maioria das empresas sofreu com a redução das suas atividades econômicas durante a pandemia.
Perante isto, as organizações que possuem infraestrutura de TI local certamente ficaram com diversos recursos ociosos e, consequentemente, arcaram com custos desnecessários num período de crise.
A tecnologia em nuvem, neste sentido, é um componente altamente estratégico, uma vez que oferece os recursos de TI sob medida para as necessidades empresariais e a possibilidade de escalá-los de acordo com o crescimento da operação.
A tecnologia em nuvem permite reduzir custos
A tecnologia em nuvem permite a redução de uma série de custos relacionados com atualizações de sistema, hardware e software, consumo de energia, etc.
Também possibilita a adoção de tecnologias disruptivas, como a Inteligência Artificial, num modelo “pague pelo que usar”, tornando-as acessíveis a empresas de todos os tamanhos.
Dessa forma, é possível automatizar uma série de processos e, em muitos casos, reduzir custos operacionais.
Análise aprimorada de dados
Não foram apenas as atividades empresariais que passaram por transformações com a pandemia. O comportamento dos consumidores também mudou e continuará a mudar com o passar dos anos.
Assim, cabe às empresas monitorizar essas mudanças, antecipar tendências e adequar seus produtos e serviços à procura dos consumidores para se manterem relevantes e competitivas.
Hoje, isto é possível com a adoção de estratégias de Data Analytics que, dentre outras coisas, permite às empresas conhecer o comportamento do seu consumidor, além de transformar dados em insights para otimizar os seus processos.
Nesse sentido, a tecnologia na nuvem é um componente essencial, pois conta com um conjunto de soluções que possibilitam a orquestração e a análise de grandes volumes de dados de forma intuitiva, a um custo acessível.