A preparação profissional dos gestores de projeto de TI pode ser inquestionável do ponto de vista das competências reais no universo digital. Mas e em relação àquelas que deve ter noutras áreas, como as negócio ou estratégia?
É possível identificar pelo menos oito qualidades necessárias adicionais para ser um bom gestor de projetos, na área.
1 ‒ Saber ouvir
“Por detrás de cada projeto com êxito há um responsável que sabe ouvir”, declara Jelissa Brooks, diretora de projetos da Creative Juice, empresa de webdesign. “Saber ouvir é fundamental para a aprendizagem e o relacionamento, seja com clientes como com a equipa. Possibilita colocar as questões adequadas para conhecer o cliente e as suas necessidades, e definir um projeto relevante”.
2 ‒ Organização
De acordo com José Tijam, chefe de projeto na Health Net/Cetene, existem muitos elementos variáveis nos projetos, que justificam ter diretores de projeto, “para fazer o acompanhamento de todas as tarefas, problemas, decisões, elementos a considerar, fases do projeto e entregas”.
3 ‒ Ter atitude proativa
Para Rosie Brown, diretora da Sterling Communications, “a proatividade é obrigatória”. A especialista em relações públicas no setor TI explica que “o papel do gestor é liderar, mas também organizar a equipa, o programa de trabalho e o resto”. Assim, Brown alerta: “o maior perigo é ter um chefe de projeto autocentrado e indulgente”.
4 ‒ Estar atento
“A perceção sobre os pormenores é fundamental”, reconhece Charles Studt, vice-presidente de marketing da Redbooth. “A capacidade de não se guiar pelo óbvio, seja em qualquer um dos aspetos, grandes ou pequenos, acaba por ser determinante para o projeto”, explica para sublinhar que, “no entanto esta atenção não pode distrair o gestor do grande objetivo do projeto, nem dos resultados”.
5 ‒ Ser um comunicador eficaz
Parece bastante lógico que em projetos de TI, regra geral complexos, a capacidade de comunicar seja imprescindível para se ter êxito. Há quem considere, inclusive, que este será o principal papel do diretor de TI. “Ultrapassa em importância as outras qualidades” destaca Ted Carlson, diretor de Nerdery, empresa de desenho e desenvolvimento de software feito a medida.
6 ‒ Ter capacidade para delegar
“Os bons gestores têm noção da impossibilidade de uma única pessoa fazer tudo” diz Ginny Woolridge, da ArcherPoint. “É necessário delegar trabalho para potenciar a força da equipa”.
7 ‒ Jogar com antecipação em relação aos problemas
“É necessário antecipar o que pode correr mal, quais são as necessidades do cliente, ou determinar o desempenho da equipa”, acrescenta Rachel Bogan, diretora de gestão de produtos na Work&Co, empresa de desenho digital.
“Se o gestor não estiver mais à frente [na evolução do projeto] e ficar paralisado, o mais previsível é que o projeto se afunde. Os bons gestores antecipam o futuro e fazem cálculos sobre caminhos a seguir em diferentes cenários”, declara Woolridge.
8 ‒ Flexibilidade
Está na moda, ter capacidade de adaptação às circunstâncias. No caso do líder de projeto pode ser uma caraterística definitiva para o êxito da empresa.
É necessário saber lidar com a contrariedade, manter a compostura face para o resto da equipa baixar os braços, e ao mesmo tempo encontrar soluções para as dificuldades, incluindo mudanças de orientação caso for necessário.
Fonte: Computer World