Quais os Benefícios do Software Gestão no Setor Industrial?

As empresas que atuam no setor industrial têm suportado vários tipos de adversidades, como por exemplo, a competitividade a nível nacional e internacional, crises económicas, exigências fiscais, etc.

Esta realidade alertou as organizações para um facto. Caso desejem alcançar um sucesso duradouro e sustentável devem concentrar os seus esforços na gestão organizada.

Para isso é necessário um investimento em ferramentas, como o software de gestão, com capacidade para controlar a produção, gerir o negócio, identificar problemas e conseguir um melhor proveito das máquinas industriais e dos colaboradores.

Porquê ter um ERP na Indústria?

Um sistema ERP organiza as informações do setor de forma centralizada e gere o seu fluxo em todas as operações realizadas.

Desta forma a indústria tem um acesso rápido e confiável às informações, o que possibilita a tomada de decisões baseadas em dados reais e centralizados.

O ERP (Enterprise Resource Planning) automatiza tarefas que anteriormente eram realizadas em folhas de cálculo ou em outros sistemas separados, aperfeiçoando assim os seus processos e tornando-os seguros.

Evita que as empresas recorram a múltiplas ferramentas para fazer a gestão da sua atividade, diminuindo substancialmente os custos operacionais.

Reduz o risco de perdas de informações através de backups de dados para outros dispositivos e também aumenta a produtividade tanto dos colaboradores como dos equipamentos da empresa.

Benefícios de um ERP para a Indústria

Aumento da Produtividade de Máquinas e Colaboradores

O aumento da produtividade é um dos benefícios mais significativos alcançados pela automatização industrial.

A automatização aplicada às máquinas permite o alcance de ciclos de produção com maior rapidez, eficiência e repetibilidade.

É praticamente impossível um colaborador realizar um trabalho específico sempre com o mesmo nível de qualidade e precisão, mas com um software de gestão é possível obter resultados sempre com a mesma consistência e eficácia.

Redução de Custos

Este é sem dúvida um dos benefícios mais procurados pelas empresas. Uma implementação correta do ERP no setor industrial pode relevar-se num elemento fundamental para a prevenção de gastos desnecessários e de perdas no processo produtivo.

A partir do momento em que a empresa automatiza determinados processos, ou reduzir o número de colaboradores ou simplesmente redirecioná-los para atividades com maior prioridade.

Redução de Erros e Aumento na Segurança de Dados

A forma como o software de gestão é produzido impede que os utilizadores preencham dados errados, reduzindo significativamente erros que poderão vir a ter impacto negativo no negócio em questão.

No que diz respeito à segurança, todos os dados ficam guardados em servidores robustos e com backups.

De forma a prevenir o roubo de dados estes são encriptados pelo próprio ERP, e os utilizadores com permissão é que poderão consultar ou editar estas informações.

Padronização dos Processos da Indústria

Ao contrário das folhas de cálculo e sistemas não integrados, o software gestão possibilita a padronização dos processos e dos dados gerados em cada indústria.

Garante a integração de todos os setores e a uniformidade dos dados, eliminando assim erros de sincronização de todas as informações empresariais.

No ponto de vista legal as empresas conseguem cumprir com todos os sistemas de qualidade de produção e normas ISO.

O ERP também facilita a aprendizagem do negócio, pois as informações de todos os departamentos encontram-se reunidas num só local.

Redução do Ciclo de Vendas

Uma implementação correta de um software de gestão industrial reduz o ciclo de vendas assim como o tempo de produção e entrega.

Deste modo a empresa consegue atender a um maior volume de clientes e consequentemente aumentar o seu lucro.

 

A implementação de um software de gestão é indispensável em qualquer empresa que atue no setor industrial. A complexidade do negócio e a crescente competitividade leva às empresas a escolherem o ERP que melhor se adapte ao seu modelo de negócio.

A solução de Gestão de Produção Artsoft da Inforestilo é dirigida a todas as empresas que necessitem de gerir os processos produtivos e permite ao utilizador consultar, a qualquer momento, toda a informação referente a cada um dos seus produtos, incluindo o histórico/workflow de movimentações e custos operacionais.

Funcionalidades da Gestão de Produção Artsoft:

  • Ordens de fabrico, relacionadas com as necessidades de materiais;
  • Definição das grelhas fixas de composição/decomposição de produtos e tratamentos de produção;
  • Permite o faseamento de uma ordem de produção;
  • Inventário permanente, facilitando um Relatório Económico de Atividade;
  • Configurável para diversos periféricos (etiquetadoras) e sistemas de recolha (ecrã touch);
  • Acesso a todo o reportório ligado ao processo produtivo, extrato de stock, movimentações e rotatividade, produção realizada, cativa e em falta;
  • Integração direta com solução de gestão comercial, contabilidade geral ou analítica ou centro de custos;
  • Análises de custeio por produto acabado ou centro de produção.

Para mais informações sobre a Gestão de Produção Artsoft entre em contacto com os nossos serviços!


Ana Mateus

Departamento de Marketing

Compartilhar Esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email