As empresas que atuam no setor industrial têm suportado vários tipos de adversidades, como por exemplo, a competitividade a nível nacional e internacional, crises económicas, exigências fiscais, etc.
Esta realidade alertou as organizações para um facto. Caso desejem alcançar um sucesso duradouro e sustentável devem concentrar os seus esforços na gestão organizada.
Para isso é necessário um investimento em ferramentas, como o software de gestão, com capacidade para controlar a produção, gerir o negócio, identificar problemas e conseguir um melhor proveito das máquinas industriais e dos colaboradores.
Porquê ter um ERP na Indústria?
Um sistema ERP organiza as informações do setor de forma centralizada e gere o seu fluxo em todas as operações realizadas.
Desta forma a indústria tem um acesso rápido e confiável às informações, o que possibilita a tomada de decisões baseadas em dados reais e centralizados.
O ERP (Enterprise Resource Planning) automatiza tarefas que anteriormente eram realizadas em folhas de cálculo ou em outros sistemas separados, aperfeiçoando assim os seus processos e tornando-os seguros.
Evita que as empresas recorram a múltiplas ferramentas para fazer a gestão da sua atividade, diminuindo substancialmente os custos operacionais.
Reduz o risco de perdas de informações através de backups de dados para outros dispositivos e também aumenta a produtividade tanto dos colaboradores como dos equipamentos da empresa.
Benefícios de um ERP para a Indústria
Aumento da Produtividade de Máquinas e Colaboradores
O aumento da produtividade é um dos benefícios mais significativos alcançados pela automatização industrial.
A automatização aplicada às máquinas permite o alcance de ciclos de produção com maior rapidez, eficiência e repetibilidade.
É praticamente impossível um colaborador realizar um trabalho específico sempre com o mesmo nível de qualidade e precisão, mas com um software de gestão é possível obter resultados sempre com a mesma consistência e eficácia.
Redução de Custos
Este é sem dúvida um dos benefícios mais procurados pelas empresas. Uma implementação correta do ERP no setor industrial pode relevar-se num elemento fundamental para a prevenção de gastos desnecessários e de perdas no processo produtivo.
A partir do momento em que a empresa automatiza determinados processos, ou reduzir o número de colaboradores ou simplesmente redirecioná-los para atividades com maior prioridade.
Redução de Erros e Aumento na Segurança de Dados
A forma como o software de gestão é produzido impede que os utilizadores preencham dados errados, reduzindo significativamente erros que poderão vir a ter impacto negativo no negócio em questão.
No que diz respeito à segurança, todos os dados ficam guardados em servidores robustos e com backups.
De forma a prevenir o roubo de dados estes são encriptados pelo próprio ERP, e os utilizadores com permissão é que poderão consultar ou editar estas informações.
Padronização dos Processos da Indústria
Ao contrário das folhas de cálculo e sistemas não integrados, o software gestão possibilita a padronização dos processos e dos dados gerados em cada indústria.
Garante a integração de todos os setores e a uniformidade dos dados, eliminando assim erros de sincronização de todas as informações empresariais.
No ponto de vista legal as empresas conseguem cumprir com todos os sistemas de qualidade de produção e normas ISO.
O ERP também facilita a aprendizagem do negócio, pois as informações de todos os departamentos encontram-se reunidas num só local.
Redução do Ciclo de Vendas
Uma implementação correta de um software de gestão industrial reduz o ciclo de vendas assim como o tempo de produção e entrega.
Deste modo a empresa consegue atender a um maior volume de clientes e consequentemente aumentar o seu lucro.
A implementação de um software de gestão é indispensável em qualquer empresa que atue no setor industrial. A complexidade do negócio e a crescente competitividade leva às empresas a escolherem o ERP que melhor se adapte ao seu modelo de negócio.
A solução de Gestão de Produção Artsoft da Inforestilo é dirigida a todas as empresas que necessitem de gerir os processos produtivos e permite ao utilizador consultar, a qualquer momento, toda a informação referente a cada um dos seus produtos, incluindo o histórico/workflow de movimentações e custos operacionais.
Funcionalidades da Gestão de Produção Artsoft:
- Ordens de fabrico, relacionadas com as necessidades de materiais;
- Definição das grelhas fixas de composição/decomposição de produtos e tratamentos de produção;
- Permite o faseamento de uma ordem de produção;
- Inventário permanente, facilitando um Relatório Económico de Atividade;
- Configurável para diversos periféricos (etiquetadoras) e sistemas de recolha (ecrã touch);
- Acesso a todo o reportório ligado ao processo produtivo, extrato de stock, movimentações e rotatividade, produção realizada, cativa e em falta;
- Integração direta com solução de gestão comercial, contabilidade geral ou analítica ou centro de custos;
- Análises de custeio por produto acabado ou centro de produção.
Para mais informações sobre a Gestão de Produção Artsoft entre em contacto com os nossos serviços!
Ana Mateus
Departamento de Marketing