Os ganhos podem ser obtidos nas duas áreas das organizações, considera Mackinsey que avisa sobre os desafios para o departamento de TI.
As empresas onde a tecnologia atua como parceira de áreas de negócio avançam mais rápido, confirma um estudo da McKinsey que assinala como maior dificuldade das organizações a adaptação das TI a um novo modelo de operações.
Qualquer pessoa que invista um mínimo de tempo no mundo da tecnologia já ouviu falar sobre a importância de estabelecer parcerias fortes entre as TI e áreas de negócio. A McKinsey elaborou um estudo para mostrar a importância dessas alianças.
A consultora analisou 14 dimensões e descobriu que quando se faz a ligação entre as áreas de negócio e as TI é possível obter ganhos em ambas. A pesquisa considerou respostas de 709 executivos, 422 de TI e 287 de divisões de negócios.
Quando se estabelece conexão entre tecnologia e negócio, os benefícios são potenciados para ambos os lados.
Um terço dos líderes corporativos que consideram as TI como parceiras, por exemplo, afirma que o tempo dos CIO para desenvolver novas capacidades é muito mais eficaz.
O estudo sugere que a pressão para a melhoria de desempenho corporativo só aumenta com a adoção de recursos fornecidos por terceiros (como fornecedores de ferramentas na cloud) e projetos de digitalização.
“Com iniciativas digitais, as empresas em que a tecnologia age como parceira avançam tanto na implantação de estratégias como ao gerar maior impacto aos negócios”, indica o relatório.
O que afasta o departamento de TI das áreas de negócios? Os executivos assinalam que o principal fator é a dificuldade de adaptar as TI a um novo modelo de operações, seguido pela falta de clareza em relação às prioridades.
Fonte: Computer World