As finanças confirmaram um bug que fazia com que a simulação do reembolso de IRS fosse superior ao que efetivamente receberam.
As pessoas afetadas foram contribuintes que entregaram o IRS na primeira fase e apenas nos primeiros dias da entrega. Este bug, segundo relatos lidos, dava valores errados para entregas de IRS separado ou conjunto.
O alerta foi comunicado pelo blog Contas Poupança, pelo que os seus autores ja contactaram as finanças e obtiveram a seguinte resposta:
“Foi identificada uma falha no simulador que está disponível no portal e tem a ver com a tributação conjunta. A referida falha foi corrigida logo no primeiro dia de entrega das declarações.
Ainda assim, todos os contribuintes afetados por esta situação e que tenham, com base na simulação efetuada, optado pela tributação separada ou conjunta, consoante o que se mostrou ser mais favorável, poderão entregar uma nova declaração sem qualquer coima associada para que não sejam prejudicados de forma alguma.
Este ano o processo de entrega e liquidação de IRS tem especial complexidade, uma vez que foi implementado um conjunto de novas soluções decorrentes da reforma do IRS.
Tal como nos anos anteriores, verificam-se por vezes falhas informáticas que têm sido corrigidas ao longo do tempo da campanha, tendo os contribuintes vindo a ser alertados para isso pela AT, no Portal das Finanças.”
Fonte: Mais Valias