O bom atendimento a um cliente pode ser a razão para a compra de um produto mas também uma forma de garantir que o cliente volta a adquiri-lo.
Conheça oito regras que deve ter presente na relação da sua empresa com os clientes.
1. Nunca ignore o cliente
Se um cliente fizer um pedido de um produto ou determinado serviço, ignorá-lo é um erro que deve evitar. Da mesma forma, deve dar atenção a um cliente que entra na sua loja e lhe diz que “está só a ver”.
Lembre-se que se a pessoa procurou a sua empresa é porque tem algum interesse, mesmo que não seja a compra imediata.
2. Diminua o tempo de espera no atendimento ao cliente
Ninguém gosta de esperar. Evite filas de espera no atendimento aos seus clientes. Quanto mais tempo demorar a ser atendido, mais agitado, insatisfeito e inquieto o cliente pode ficar.
Se a espera for inevitável, então deve garantir que o cliente é compensado. A gratificação pode ser feita, por exemplo, através de atribuição de descontos ou até pela oferta do serviço entrega do produto a casa do cliente.
3. Não deve discriminar os clientes pela sua aparência
Qualificar os clientes através da sua aparência e da apetência para gastar dinheiro não é um fundamento correto. Todos os clientes devem ser tratados com cortesia e respeito.
Discriminar um cliente apenas porque ele aparenta não ter orçamento suficiente para comprar o seu produto ou serviço pode levá-lo a perder clientes. Não se esqueça que os clientes gostam de ser valorizados.
4. Identifique e antecipe necessidades
Esta é talvez a regra mais difícil de conseguir atingir mas também a melhor forma de criar e de adaptar os seus produtos e serviços para irem ao encontro dos interesses dos seus clientes.
Não se esqueça que ao conhecer as necessidades dos seus clientes terá mais facilidade em antecipá-las e em preparar a estrutura da sua empresa para responder às solicitações dos consumidores.
Por exemplo, ao saber qual é a altura do ano em que os seus produtos ou serviços são mais procurados consegue preparar os inventários do seu negócio e reforçar a sua equipa para estas alturas de maior volume de trabalho. Desta forma consegue evitar, por exemplo, problemas de ruturas de stock.
5. Coloque-se no papel do cliente
Vista a “pele” do cliente e tente perceber como ele utiliza o seu produto. Da mesma forma, conheça os passos que ele segue ao utilizar o seu site, por exemplo.
Esta é uma forma de conhecer possíveis obstáculos e entraves que podem estar a perturbar o processo de compra e a causar insatisfações junto dos seus consumidores. Ao mesmo tempo, estará a encontrar soluções que valorizam o seu negócio, como explica o Hubspot.
6. Dê a conhecer a melhor opção de compra
A melhor opção para um cliente pode nem sempre ser aquela que está dentro do seu orçamento. Apesar disso, deve sempre dar a conhecer as melhores opções ao seu cliente, destacando as vantagens dos serviços e produtos associados à compra. Caberá depois ao cliente tomar uma decisão final.
7. Garanta a qualidade do serviço
Para garantir que os seus clientes ficam satisfeitos não basta vender um bom produto. Por exemplo, a sua empresa pode vender um artigo inovador e muito apetecível, mas se tem um serviço pós-venda com muitos problemas e sem capacidade de resposta aos pedidos dos clientes, da próxima vez os consumidores vão pensar duas vezes antes de adquir um produto na sua empresa.
Por isso mesmo, é fundamental que o cliente se sinta satisfeito durante todo o processo de compra. Desde pesquisa inicial até ao momento de entrega do produto.
8. Cumpra as suas promessas
Ninguém gosta de se sentir enganado ao comprar um produto que não corresponde às expetativas. Garanta que a necessidade do seu cliente fica resolvida com o seu produto ou serviço.
Para saber se está no caminho correto peça o feedback aos seus clientes e também à equipa de atendimento ao cliente. Desta forma, fica a conhecer quais são as maiores queixas e pode delinear uma estratégia para resolver os problemas detetados.
Fonte: Saldo Positivo