O INE divulgou esta manhã os inquéritos de conjuntura do mês de março, que revelam que a confiança dos empresários está a subir desde o mês passado. Já a confiança dos consumidores estabilizou no valor de fevereiro.
Os empresários portugueses continuam confiantes na evolução da economia portuguesa. De acordo com os inquéritos de conjuntura divulgados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística, os empresários dos setores dos serviços, comércio e construção e obras públicas aumentaram o seu índice de confiança, o que reflete uma evolução positiva nas previsões sobre o aumento de vendas.
A indústria transformadora é o único setor que recua face a fevereiro, preocupada com as vendas nos próximos três meses.
A confiança das famílias estabilizou no valor de fevereiro, depois de subidas consecutivas desde dezembro. De acordo com o INE, o índice de confiança dos consumidores “resultou do contributo positivo das perspetivas de evolução do desemprego e do contributo negativo das restantes componentes, saldo das perspetivas relativas à evolução da situação económica do país, da situação financeira do agregado familiar e da poupança”.
No caso dos empresários, a principal melhoria ocorreu no setor da construção e obras públicas, que está agora mais otimista quanto à carteira de encomendas e quanto à evolução do emprego nos próximos três meses.
Nos serviços, a evolução face a fevereiro também é assinalável, passando de um índice de confiança de -1,2 para 0,3 em março, o que reflete uma melhoria de perspetivas em todas as componentes, relativas à atividade, procura e encomendas nos próximos três meses.
O indicador de confiança no comércio também evoluiu de forma positiva este mês, verificando-se uma melhoria das perspetivas tanto no comércio por grosso como no comércio a retalho.
Todas as componentes registam uma subida face ao mês de fevereiro, incluindo as previsões de volume de vendas e atividade nos próximos três meses e o volume de stocks atual.
Só na indústria transformadora é que se regista um recuo do índice de confiança face a fevereiro, explicado pelas perspetivas mais pessimistas quanto à procura global e à produção nos próximos três meses.
Confiança mais alta do que há um ano
Antes de fevereiro e março, a confiança dos empresários tinha caído nos cinco meses anteriores. Já a confiança dos consumidores, que regista o mesmo valor de fevereiro, estava a subir desde dezembro do ano passado.
Olhando ao período homólogo, a confiança dos consumidores está ligeiramente melhor do que há um ano (era de –11,5 e está em -11,3), o mesmo sucedendo com a confiança dos empresários (estava em 0,7 e está 1).
Fonte: Jornal de Negócios