Novo Vírus Rapta Toda a Informação dos Computadores!

O ransomware é provavelmente a praga informática, da família do malware, mais perigosa dos últimos anos. Na prática, um sistema que seja afetado por um ransomware pode a ter informação encriptada até que o utilizador pague um resgate e obtenha a respetiva chave para decifrar.

Mas recentemente apareceu um novo ransomware que foi batizado com o nome Petya e que faz grandes estragos.

Ao longo dos últimos anos são várias as más notícias sobre Ransomware! O ataque é normalmente de tal forma eficaz que consegue encriptar os ficheiros dos utilizadores, recorrendo a algoritmos de criptografia muito eficientes.

As ferramentas para decifrar a informação são quase nulas, o que eleva o nível de desespero dos utilizadores.

Recentemente, segundo a empresa G Data Software, há um novo Ransomware capaz de encriptar toda a informação do disco rígido.

Para tal, é usado como isco uma suposta proposta de trabalho, que chega por e-mail, sendo que o utilizador é levado a descarregar um suposto Curriculum Vitae (que na verdade é o ficheiro malicioso) que está alojado no Dropbox.

Depois do utilizador tentar abrir o ficheiro malicioso, o sistema é de imediato “resgatado” ficando bloqueado. Em poucos segundos aparece uma mensagem a referir que o sistema está a verificar possíveis erros no sistema de ficheiros.

novo virus rapta informacao computadores 2 

Se o utilizador reiniciar o sistema irá receber a mensagem a informar que foi vitima do ransomware Petya. Nesta mensagem estão todas as indicações que o utilizador deverá seguir para voltar a ter a informação de volta.

Obviamente que o processo inclui a compra da chave para decifrar a informação.

novo virus rapta informacao computadores 3

A G Data Software não recomenda o pagamento do resgate, apesar de ter consciência que nestas situações é complicado arranjar uma solução no imediato.

Como temos vindo a informar, existem muitos ransomwares que fazem muitos estragos nos sistemas. Como forma de prevenção, não devem abrir ficheiros desconhecidos que chegam especialmente via e-mail.

Muita atenção, estes casos são complicados de resolver e, em muitos casos, não existe sequer solução.

Fonte: pplware

Compartilhar Esse Post