Os softwares de gestão com capacidade para automatizar as forças de vendas (SFA) têm sido implementados por várias empresas, para agilizar o trabalho dos seus colaboradores.
Os benefícios associados a estas soluções têm demonstrado resultados significativos, o que tornou a sua implementação indispensável.
Com o surgimento dos smartphones e tablets, as soluções SFA foram ajustadas de forma a poderem ser utilizadas nestes dispositivos, permitindo uma maior mobilidade no cumprimento das tarefas.
As aplicações móveis para a Automação da Força de Vendas têm sido aproveitadas maioritariamente pelos comerciais que trabalham no terreno.
No entanto, já começarem a surgir para outros departamentos da empresa que, por sua vez, também contribuem para o aperfeiçoamento da experiência de compra.
Desde a escolha à implementação das aplicações são feitas vários tipos de decisões determinantes para o negócio.
Na escolha da aplicação mais apropriada a empresa deverá ter em consideração alguns fatores.
Considerações a ter antes da aquisição de uma App
Se a empresa adquire uma aplicação móvel apenas com a intenção de seguir as tendências atuais do mercado, então deverá reconsiderar a compra.
A implementação de uma App deverá responder efetivamente a um problema específico da empresa, de forma a retirar algum valor na sua utilização.
Em primeiro lugar deverá ser feita uma análise ao departamento comercial, para observar como os processos decorrem e quais as dificuldades que os comerciais enfrentam no seu dia-a-dia.
Se se verificar que a utilização dos dispositivos móveis valoriza de forma significativa como as atividades da empresa se processam, então justifica-se a sua aquisição. Logo, o empresário poderá dar início a uma prospeção de mercado e análise das aplicações existentes.
Qualquer empresa que se encontre na fase da escolha da App certa para o seu modelo de negócio deve ter consciência de que este é um momento crucial e decisivo para o sucesso da força de vendas.
Optar por uma aplicação que não corresponda às suas necessidades, sendo até considerada como um fardo pelos vendedores, é um desperdício do potencial que estas novas tecnologias têm a oferecer, e acaba também por ser uma perda desnecessária do investimento feito.
Posto isto, o empresário deverá questionar-se primeiro quais as informações que os colaboradores irão precisar ter acesso quando se encontram no terreno.
Não é necessário escolher uma aplicação que disponibilize todas as informações existentes na empresa, apenas aquelas que são necessárias para desempenhar a atividade comercial.
Fatores como a facilidade de utilização, segurança dos dados, performance, acesso às informações offline, entre outros, deverão ser ponderados no momento da escolha.
Funcionalidades da Automação da Força de Vendas Móvel
A Automação da Força de Vendas proporciona às equipas um leque variado de ferramentas e informações que poderão ter acesso fora do meio empresarial, quer seja através dos smartphones ou tablets.
Estas aplicações móveis permitem processar encomendas, fazer a gestão de informação dos clientes, consultar informações em tempo real, criar e emitir documentos em tempo real, otimizar rotas, registar despesas em serviço, monitorizar stocks e ter uma visão global de todo o trabalho realizado pelos comerciais.
Hoje em dia existe um número variado de aplicações que permitem a gestão da força de vendas nos dispositivos móveis.
No entanto, algumas destas são simplesmente um reflexo do software de gestão implementado nas empresas.
Quando utilizadas pelos comerciais estas aplicações revelam-se ineficazes, porque não se encontram adaptadas às suas tarefas específicas.
A solução Pré-Auto Venda Artsoft da Inforestilo, compatível com dispositivos móveis Android, é uma ferramenta de gestão versátil, que permite a personalização das tarefas conforme as necessidades dos comerciais de cada empresa.
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Ana Mateus
Departamento de Marketing