Como Tirar Partido dos Dispositivos Móveis na Loja Física?

As compras feitas através de dispositivos móveis alcançaram novos recordes. Segundo um estudo realizado pela Google, foi registado um aumento de 120% nas pesquisas relacionadas com as compras através de dispositivos móveis.

Este crescimento exponencial veio alertar os retalhistas para a importância da implementação de uma loja online no seu negócio.

Os consumidores utilizam os seus smartphones para satisfazer qualquer tipo de micro-momento, desde o “Eu quero saber” até ao “Eu quero comprar”.

Estes micro-momentos representam uma oportunidade extraordinária para as empresas, uma vez que, com os dispositivos móveis, os profissionais de marketing têm a capacidade de relacionar as mensagens de marketing com o comportamento do consumidor de uma forma nunca antes conseguida. O que procuram? Onde se encontram? Que tipo de pessoa está a comprar?

A Google realizou vários estudos para conseguir analisar como o comportamento do consumidor se alterou. A partir desses resultados foi possível reunir um conjunto de estratégias a aplicar nas lojas físicas, tirando proveito das vantagens que os dispositivos móveis têm à disposição do retalhista, nomeadamente:

1. Compras feitas através dos smartphones “abriram portas para a loja física”

O comportamento do consumidor começou a alterar-se a partir do momento em que os retalhistas disponibilizaram informações de produtos/serviços no mundo digital.

No entanto, a maior mudança no seu comportamento registou-se com aparecimento das lojas online, resultando daí os chamados micro-momentos.

As lojas online vieram oferecer aos consumidores várias vantagens associadas ao seu uso, como a comodidade na realização de compras, preços mais baixos, envio de produtos ao domicílio, entre outros. Muitos dos consumidores aderiram a esta tendência de forma entusiasta.

Embora ainda existam clientes que não se sintam confortáveis em fazer compras online, só o facto de a informação do produto/serviço estar presente na loja virtual é o suficiente para o incentivar a deslocar-se à loja física.

Desta forma, para que o cliente tenha uma experiência positiva é importante que o site se encontre otimizado em todos os dispositivos móveis, caso contrário poderá resultar na perda de potenciais clientes por mau funcionamento da loja virtual.

2. Consumidores querem cada vez mais informação local

Segundo a Google, verificou-se que 50% dos consumidores, que fizeram uma pesquisa e escolheram aquela que se encontrava no local mais próximo à sua localização atual, dirigiram-se à loja física no dia seguinte. 18% desses consumidores concretizaram uma compra.

Já se encontram disponíveis ferramentas que colocam anúncios online de acordo com a localização do consumidor, entre elas estão o Google e o Facebook.

Desta forma, o retalhista poderá criar publicidade com descontos, por exemplo, que aliciem os clientes a dirigirem-se ao estabelecimento físico.

3. Publicidade que revela o inventário local atrai mais consumidores às lojas físicas

Mediante as estatísticas da Google e Ipsos MediaCT, uma em cada quatro pessoas que evitam lojas afirmam que o motivo principal é a ausência de stock.

Se o retalhista omni-channel informar, através de campanhas online, quais as lojas que estão mais perto do consumidor e que possuem determinados artigos em stock, será meio caminho andado para atraí-los para a loja física.

4. Os smartphones são os novos consultores dos consumidores

82% dos consumidores dizem consultar nos dispositivos móveis informações sobre as compras que estão prestes a fazer.

Surpreendentemente, quase 1 em cada 4 consumidores afirmam ter mudado de ideias quanto à compra de um produto/serviço, depois de terem pesquisado as respetivas informações nos smartphones, enquanto esperavam na fila da caixa.

Deverá ser aplicado um esforço contínuo no que diz respeito à atualização de informações nas plataformas online, de forma a prevenir eventuais perdas de interesse.

5. Os consumidores omni-channel gastam mais

De acordo com a Mastercard, os consumidores que compram num retalhista específico, tanto na loja virtual como no estabelecimento físico, compram mais 250% em relação à média.

A loja física tem um papel crucial na atividade de comércio, no entanto a loja online também tem ganho relevo neste setor.

A estratégia ideal a aplicar será uma combinação entre a loja física e a loja online, explorando todos os benefícios que cada uma oferece ao negócio.

 

Seja o retalhista uma marca global ou uma marca local, o smartphone está a mudar o comportamento do consumidor dentro e fora da loja.

É um facto que o retalhista deve estar presente nas plataformas móveis, contudo também deverá criar experiências ricas e relevantes que liguem os clientes às lojas em todos os seus micro-momentos, de forma a encorajá-los a novas compras num futuro próximo.

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Fonte: Think With Google


Ana Mateus

Departamento de Marketing

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