Como Potenciar as Vendas no E-Commerce?

As lojas online vieram revolucionar o mundo tanto dos consumidores como das empresas. Com o surgimento das tecnologias móveis, o comércio eletrónico mudou a forma como os consumidores fazem as suas compras e aumentou exponencialmente o volume de vendas às empresas que aderiram a esta tendência.

Várias empresas já se expandiram para o mundo virtual, resultando num aumento da concorrência e consequentemente no aumento de custos de procedimentos, logística e publicidade. No entanto, os preços de venda dos produtos e serviços são cada vez menores.

Mediante esta realidade é natural que os empresários se concentrem apenas em gerar tráfego para as suas lojas virtuais, mas depender apenas desta estratégia é uma escolha arriscada, pois já não garante o aumento do volume de vendas.

Para que as empresas tenham sucesso no desempenho das suas atividades terão que adotar métodos que influenciam diretamente a decisão do consumidor.

Seguidamente serão mencionadas algumas das técnicas que estimulam o processo de compra.

1. Credibilidade

Segundo os dados divulgados pela Kantar, o comércio online nacional cresceu em 30,2% em 2015. A frequência de compra dos utilizadores cresceu 23% e o valor da compra média por lar aumentou 9,5%.

Apesar do crescimento positivo neste setor, Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer, pois a maioria dos consumidores sente alguma insegurança quanto ao processo de compra no meio digital.

Logo, em primeiro lugar a empresa deve garantir a confidencialidade dos dados dos clientes.

Seguidamente, esta deverá implementar outras medidas que visam a aumentar a confiança do cliente, nomeadamente: ser transparente quanto aos prazos de entrega, divulgar a morada do estabelecimento físico (mesmo que esta seja apenas do escritório), estabelecer uma política de trocas e devoluções, investir em sistemas de segurança que codifiquem os dados do site, entre outras.

2. Interação

Outra forma de aumentar a credibilidade da loja é manter vários canais de atendimento em funcionamento.

Canais como o telefone, e-mail, chat online e perfis nas redes sociais são muito importantes, não só para esclarecer dúvidas aos clientes como para certificar que a empresa realmente existe.

As redes sociais e newsletters também servem para manter o contacto regular com os clientes, divulgando promoções e lançamentos de novos produtos ou serviços.

3. Benefícios e Diferenciais

Para que o cliente saiba quais os benefícios na utilização de determinada loja online – como por exemplo: opções de pagamento, compras seguras, descontos na fatura, etc. – estes devem ser evidenciados em vários locais do site, começando pela página principal.

O empresário deverá explorar todos os recursos disponíveis na plataforma online para salientar os benefícios, inclusive no momento do pagamento dos produtos, para reforçar o impulso de compra.

4. Promoção e marketing

Os consumidores do E-commerce estão constantemente à procura de novidades cada vez que visitam o site e, mediante o segmento, esperam receber dicas e promoções por e-mail.

Uma loja online que careça de atualizações é pouco atrativa para aqueles que a visitam, logo é importante que a empresa tome uma atitude dinâmica e crie promoções, lance produtos com base num calendário que tenha as principais datas comemorativas e, por fim, que atualize periodicamente os banners presentes no site.

5. Layout e experiência do utilizador

O layout de uma loja virtual não deve ter um propósito exclusivamente estético, também necessita de ser funcional. A forma como este se encontra organizado terá uma grande influência na decisão de compra do consumidor.

Segundo os estudos realizados sobre o comportamento do consumidor nas lojas online, confirmou-se que ao aplicar alterações simples no site aumenta o estímulo de compra, como por exemplo, alterar o tamanho ou mudar a cor do botão “comprar”.

Não esquecer que a experiência do utilizador muda consoante o dispositivo utilizado (computador, smartphone ou tablet), portanto o layout do site deverá ser testado em todas as plataformas para assegurar que este funciona corretamente.

6. Meios de Pagamento

Ainda existe um número considerável de consumidores que sentem insegurança quanto aos pagamentos realizados via online.

Por existirem poucas formas de pagamento em algumas lojas virtuais, a maioria acaba por desistir da compra e encontrar uma alternativa que, na sua perspetiva, seja mais segura.

Para evitar este comportamento, deverão ser colocados no site várias opções de pagamento, como por exemplo: cartão de crédito, multibanco, Paypal, MB Net, entre outras.

Todos os procedimentos que envolvam o processo de compra deverão ser simplificados, como por exemplo, o registo na online deve ser feito de forma rápida e intuitiva, deverá estar presente no site uma ferramenta que calcule os custos dos portes, entre outras.

7. SEO

Segundo os resultados obtidos da comScore qSearch, 94% dos portugueses utilizam o Google para fazerem pesquisas na internet.

Através destas estatísticas é possível entender a importância de um site se encontrar bem posicionado nas pesquisas do Google.

Para conseguir melhorar a sua posição atual poderão ser aplicadas duas estratégias: através dos anúncios ou campanhas pagas a cada clique (PPC) ou através da otimização da pesquisa orgânica (SEO).

A primeira opção coloca o site bem posicionado de forma instantânea, no entanto exige algum investimento por parte da empresa. Os custos variam consoante as palavras-chave, segmento de atuação e concorrência existente no mercado.

A segunda opção é baseada na obtenção de resultados orgânicos através de várias técnicas de otimização, a desvantagem deste método é que os resultados não são imediatos.

O ideal é trabalhar com ambas as estratégias, de forma a complementar os benefícios de cada uma.

O PPC pode ser utilizado no início de um negócio, através da comunicação de promoções e ações pontuais, para dar um impulso ao site. A médio/longo prazo é recomendado o uso do SEO, pois consegue um melhor posicionamento nas palavras-chave com maior concorrência de preço.

8. Conteúdo

A empresa não se deve limitar à informação dada pelo fornecedor, uma vez que a concorrência também fará uso desses dados.

A empresa deverá concentrar os seus esforços na preparação de descrições para os produtos, tirar fotos de qualidade e produzir vídeos criativos.

A criação de um blog associado à loja online, para recomendar dicas de tendências ou como usar determinados produtos/serviços, é uma mais-valia para a empresa.

Quando os preços praticados, tanto pela empresa como pela concorrência, são semelhantes, uma das formas mais baratas de distinguir a loja online é na criação de conteúdo de qualidade.

 

Atualmente existem várias plataformas que permitem a construção de lojas online numa questão de minutos.

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Fonte: E-Commerce News | PT Commerce


Ana Mateus

Departamento de Marketing

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