Atualmente existe uma tendência crescente quanto à entrada dos retalhistas no mundo digital.
Com a evolução das tecnologias, os retalhistas aproveitam a oportunidade para expandirem os seus negócios, marcando a sua presença neste setor através das lojas online.
No entanto, alguns carecem de conhecimento para serem notados no mercado digital, o que poderá ter um impacto negativo no volume de vendas.
As épocas festivas são a altura mais propícia para apostar numa loja online e tirar proveito de todas as vantagens que lhe estão associadas.
Para se alcançar resultados satisfatórios ou até mesmo exceder o previsto é necessário fazer uma preparação prévia para estas alturas, ou seja, deverá ser criado um plano com todas as ações que irão ser realizadas.
Ao elaborar um plano estratégico para a loja online o empresário deverá considerar algumas medidas que são relevantes para o negócio, nomeadamente:
Organização é Fundamental
O empresário deverá criar um calendário promocional que permita planear todas as etapas necessárias para executar as campanhas. Para construir este calendário, deverá ter em conta:
- As datas e horários que serão utilizadas para colocar conteúdos no site;
- As datas e horários do envio de e-mail marketing;
- As datas de início e finalização de cada promoção.
Criar um Calendário Promocional não é Complicado
A criação de um calendário é bastante simples. Pode-se recorrer a ferramentas como o Excel para criar um que vá de encontro às necessidades da empresa, ou utilizar calendários online onde apenas é necessário introduzir as informações desejadas.
Reveja as Políticas de Trocas, Entrega e Opções de Pagamentos Adicionais
O empresário poderá reconsiderar algumas políticas em função das datas estabelecidas de forma a tornar a sua loja online mais competitiva em relação à concorrência, pois muitas das lojas vão oferecer políticas de troca e devolução mais flexíveis, assim como prazos de entrega menores.
Considere se esta é uma estratégia adequada para a sua loja
O empresário deverá perceber qual o impacto que esta estratégia irá ter nas vendas e como os processos já estabelecidos serão afetados.
Opções de pagamento adicionais para a loja
Se a sua loja tradicionalmente só aceita Visa e MasterCard, seria uma mais-valia adicionar outras formas de pagamento, como por exemplo o Paypal ou outras formas de pagamento.
Estas opções de pagamento são simples de ativar e poderão contribuir de forma relevante para o aumento da carteira de clientes.
Determinar quais os canais de comunicação
Todos os negócios, quer sejam pequenos ou grandes, devem fazer um plano estratégico que contenha os canais a serem utilizados para fazer a comunicação.
Se os canais de comunicação forem demasiados dispersos, irão comprometer o resultado das campanhas lançadas.
Recomenda-se a escolha de apenas alguns canais para concentrar os esforços de comunicação de forma a gerar maior eficácia no volume de vendas.
Os canais mais utilizados são: Blog Posts, E-mail Marketing, Google Adwords, Facebook Ads, Social Media, Re-targeting.
Preparação
Para criar uma campanha online de sucesso é necessário ter em consideração alguns elementos chave:
- E-mail: Se a empresa já tiver uma lista de contactos de e-mail, esta será útil para promover as campanhas em vigor.
- Blog de Conteúdo: Com a agitação da época festiva é natural que não ocorra aos empresários a criação de conteúdos para o Blog. O Blog é um elemento promocional muito importante para qualquer empresa pois incentiva potenciais clientes a visitarem o site, logo, é importante que os conteúdos sejam escritos com alguma antecedência para que possam ser publicados até nas alturas de maior afluência.
- Landing Pages: A criação de Landing Pages na loja online para promoções e vendas pode vir a ser bastante eficaz na aquisição de novos clientes, pois redireciona os potenciais clientes para as campanhas em vigor assim que estes acedam ao site.
Ferramentas como o Facebook Ads, Google Adwords ou E-Mail Marketing poderão ser utilizadas para publicitar a loja online.
Apesar de estas medidas de marketing serem significativas para o negócio, apenas contribuem para metade do seu sucesso.
A outra metade, a mais importante para uma empresa, é o acompanhamento de todos os esforços de comunicação feitos.
Sem o acompanhamento e análise adequada o empresário nunca irá conseguir determinar com precisão o sucesso das suas campanhas.
Existem ferramentas que disponibilizam estatísticas detalhadas do site que permitem a realização de análises minuciosas quanto às comunicações realizadas. A mais utilizada é o Google Analytics, no entanto existirem outras ferramentas semelhantes.
Com o Google Analytics apenas será necessário fazer uma configuração inicial e a partir desse momento o empresário irá receber todos os dados estatísticos sobre a loja online, onde será possível acompanhar a sua evolução e ajustar estratégias de comunicação consoante os resultados obtidos.
Fonte: E-Commerce News
Ana Mateus
Departamento de Marketing